Unesco e RFI promovem História Geral da África

Ouvir /

Iniciativa é parceria com a Rádio França Internacional; acordo foi assinado na segunda-feira; a partir de 7 de fevereiro, 52 edições do programa semanal "Memórias de um Continente" serão dedicados à obra.

Irina Bokova. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova assinou esta segunda-feira um acordo de parceria com a CEO do grupo France Médias Monde, Marie-Christine Saragosse.

O conjunto agrupa os media franceses Rádio França Internacional, RFI, France 24 e Monte Carlo Doualiya. O objetivo é promover a coleção de livros da agência História Geral da África.

Memórias do Continente

Pelo acordo, o programa semanal da RFI "Memórias de um Continente", transmistido aos domingos, vai enfocar na obra com vista a ultrapassar o preconceito que ainda afeta a história africana.

A partir de 7 de fevereiro, 52 edições do programa serão dedicadas à História Geral da África.

As emissões serão organizadas cronológicamente e apresentadas pelo historiador congolês Elikia M'Bokolo, presidente da comissão científica para o uso pedagógico da obra.

Sem Esteriótipos

Lançado em 1964 pela Unesco, o projeto História Geral da África foi criado para produzir uma história do continente livre dos esteriótipos nascidos com a escravidão e o colonialismo.

Desde então, o projeto teve a contribuição de cerca de 350 especialistas, incluindo historiadores, linguistas e antropólogos.

Oportunidade Excecional

Até o momento, oito volumes foram publicados e um nono está em produção. A segunda fase do projeto, iniciada em 2009, trata do desenvolvimento de um material didático para escolas primárias e secundárias em África.

Para a chefe da Unesco, Irina Bokova, "o projeto História Geral da África é uma das maiores realizações" da agência e ajudou a "mudar visões relacionadas ao passado do continente".

A representante destacou que a parceria assinada com uma rádio internacional como a RFI fornece uma "oportunidade excecional para aumentar a consciencialização sobre o programa".

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

ONU defende ensino da história da África em todos os níveis escolares

Comitê ligado à Unesco discute no Brasil novo livro sobre história da África 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031