Unama condena ataque suicida contra a mídia em Cabul

Ouvir /

Pelo menos oito pessoas morreram e 24 ficaram feridas, a maioria profissionais do setor da mídia; Talebã reivindicou autoria da ação no Afeganistão; missão da ONU lembra que jornalismo independente é essencial para a democracia.

Vista aérea de Cabul, Afeganistão. Foto: Unama/Ari Gaitanis

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Missão das Nações Unidas de Assistência ao Afeganistão, Unama, condenou nesta quinta-feira um ataque suicida ocorrido em Cabul. Na ação, reivindicada pelo Talebã, oito pessoas morreram e 24 ficaram feridas.

A maioria das vítimas era formada por profissionais da mídia, além de mulheres e crianças. A explosão foi contra um ônibus que transportava funcionários da organização de mídia Tolo. Eles estavam voltando para casa.

Intimidações

Em outubro, o Talebã havia divulgado uma ameaça contra a Tolo e outras agências de notícias do Afeganistão, classificando as entidades como alvo militar.

O chefe interino da Missão da ONU no país declarou que "um jornalismo forte, independente, livre de intimidações e de violência criminal é essencial para uma sociedade democrática e decente".

Proteção

Tadamichi Yamamoto destacou que "o Afeganistão deve ter orgulho do seu setor de mídia" e segundo ele, devem ser tomadas todas as medidas necessárias para proteger os profissionais e garantir a liberdade de expressão".

A Unama lembra que jornalistas e civis nunca devem ser alvo de ataques ou de ameaças. A Missão da ONU faz um apelo a todos os lados em conflito no Afeganistão, incluindo o Talebã, para não realizarem ações contra a imprensa.

Segundo a Unami, a lei humanitária internacional, aplicada a todos em conflito no país, proíbe ataques contra civis em qualquer hora ou lugar.

Leia Mais:

Unicef: 1 em cada 4 crianças em zonas de conflito está fora da escola

Novo chefe do Acnur destaca atenção a países com muitos refugiados

Unama condena ataques do Talebã que mataram 5 civis em Cabul

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031