Secretário-geral condena ataque a forças de defesa israelenses

Ouvir /

Ação foi assumida pelo grupo Hezbollah; Ban Ki-moon também expressou preocupação com medidas de retaliação na Linha Azul, sul do Líbano, área de operações da Força Interina da ONU no país.

Linha Azul, entre Líbano e Israel. Foto: Hugh Macleod/Irin

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU condenou o ataque desta segunda-feira a dois veículos das Forças de Defesa de Israel, na área das Fazendas de Sheeba, ao sul da Linha Azul.

Segundo o porta-voz de Ban Ki-moon, a ação foi assumida pelo grupo Hezbollah.

Retaliação

Segundo Stephane Dujarric, o "secretário-geral também expressou sua preocupação com ataques retaliatórios das forças de defesa israelenses ao longo da Linha Azul, no sul do Líbano, na área de operações da Força Interina da ONU no país, Unifil".

A missão e a coordenadora especial da ONU para o país, Sigrid Kaag, tomaram medidas imediatas, através de contatos com os lados, para ajudar a restaurar a calma na área.

Investigação

Dujarric afirmou ainda que a Unifil está investigando as circunstâncias do incidente, em cooperação com as Forças Armadas Libanesas e as Forças de Defesa de Israel.

Ban pediu a todas as partes que mantenham a interrupção das hostilidades e garantam "pleno respeito" à resolução 1701 do Conselho de Segurança.

Criada em 1978, a Unifil tem como objetivo garantir que a área entre a chamada Linha Azul separando Israel do Líbado e o rio Litani esteja livre de armas, pessoas e equipamentos não autorizados.

Leia Mais:

Conselho de Segurança estende força de paz da ONU no Líbano por um ano | Rádio das Nações Unidas

No Líbano, coordenadora especial pede calma na fronteira com Israel | Rádio das Nações Unidas

Missão da ONU no Líbano investiga morte de boina azul em ataque

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031