Pnuma quer reduzir morte de pássaros em choques contra janelas de vidro

Ouvir /

Agência da ONU disse que não só janelas, mas prédios com fachada de vidro representam ameaça às aves migratórias; especialistas calculam que somente nos Estados Unidos 100 milhões de pássaros morram desta forma por ano.

Aves migratórias percorrem milhares de quilômetros. Foto: ONU/John Isaac

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, afirmou que as janelas e os edifícios com fachada de vidro espelhado representam uma grande ameaça aos pássaros.

Especialistas afirmam que somente nos Estados Unidos, pelo menos, 100 milhões de aves morrem todos os anos em choques contra janelas e prédios de vidro.

Espelho Gigantesco

Segundo o Pnuma, o vidro nas janelas se torna um "espelho gigantesco" confundindo os pássaros, que acabam vendo o céu e as nuvens no reflexo e não sabem diferenciar a imagem da realidade.

Há uma preocupação muito grande com as aves migratórias que percorrem milhares de quilômetros e acabam morrendo em acidentes deste tipo.

Recentemente, a agência americana para a conservação de pássaros preparou uma lista de 18 produtos para arquitetos e donos de residências. O objetivo é fazer com que eles saibam como reduzir os choques das aves contra janelas de vidro.

Adesivos e Telas

Em testes realizados nos últimos seis anos, os resultados mostram que os acidentes podem ser evitados com o uso de alguns materiais simples como adesivos transparentes nas janelas ou a instalação de insufilme.

No caso dos arquitetos, existem vidros que escurecem de acordo com as condições do tempo e telas especiais para reduzir o reflexo do céu.

Segundo o Pnuma, se os predadores naturais não representassem ameaça suficiente, os pássaros têm de lidar com vários outros problemas criados por atividades humanas, como por exemplo, o ressecamento de pântanos, a mudança do uso de terras agrícolas para urbanização, o desmatamento e redes elétricas.

As janelas e os edifícios com fachada de vidro representam mais uma ameaça à vida das aves.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031