ONU verifica baixas de ataque contra forças africanas na Somália

Ouvir /

Elementos das milícias al-Shabab lançaram-se contra acampamento de forças africanas em Gedo, no sul; secretário-geral das Nações Unidas reitera determinação para apoiar os somalis ao lado da União Africana.

Tropas da União Africana em Gedo, Somália. Foto: AU UN IST/Mahamud Hassan

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas estão a verificar os detalhes sobre as baixas em ataque das milícias al-Shabaab ocorrido esta sexta-feira na base da Missão da União Africana na Somália, Amisom, na área de El-Adde.

Em nota, secretário-geral Ban Ki-moon afirma que o ato não vai reduzir a “decisão da ONU de trabalhar lado a lado com a União Africana” e das suas forças  na Somália com vista a apoiar o povo e o governo somalis.

Acampamento

Falando a jornalistas, em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral Stephane Dujarric condenou o ataque em nome da organização. O acampamento das tropas da União Africana está localizado na área administrativa de Gedo, a sul.

Dujarric expressou condolências e declarou que a maioria das vítimas do incidente era composta por soldados do batalhão do Quénia.

Em nota separada, a União Africana revelou que as milícias foram confrontadas e repelidas pelas tropas da Amisom no terreno.

Terror

O representante especial da presidente da Comissão da União Africana para a Somália deplorou com veemência o ato.

Francisco Madeira disse que o tipo de ataque evidencia a “natureza vil” do grupo cujo “único objetivo é espalhar o terror e continuar a desestabilizar a Somália”.

O embaixador reiterou a determinação de que os combates só podem ser renovados até que o país seja “libertado de todos os elementos de terror”. Madeira elogiou a “resposta rápida e valentia” das tropas africanas.

Leia Mais:

Somália: Ban diz que operações militares apenas não vão derrotar al-Shabaab

Conselho de Segurança condena ataque que matou 15 em Mogadíscio

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031