ONU elogia anuncio de resultado do primeiro turno das eleições

Ouvir /

Representante especial do secretário-geral para a República Centro-Africana pediu calma aos dois candidatos que vão participar do segundo turno da disputa no final do mês.

Eleitores na República Centro-Africana foram às urnas em 30 de dezembro de 2015. Foto: Minusca.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU saudou o anúncio oficial do resultado da primeira rodada das eleições presidenciais na República Centro-Africana.

O representante especial do secretário-geral para o país, Parfait Onanga-Anyanga, pediu aos dois candidatos que vão disputar o segundo turno que mantenham o espírito de paz que tem prevalecido durante todo o processo eleitoral.

Campanha Pacífica

Segundo a Autoridade Nacional Eleitoral, ANE, os candidatos que receberam mais votos foram Anicet Georges Dologuélé e Faustin Archange Touaderá.

O porta-voz da Missão de Estabilização Integrada e Multidimensional da ONU na República Centro-Africana, Vladimir Monteiro, falou à Rádio ONU, esta sexta-feira, sobre o próximo turno da eleição.

Monteiro disse que Onanga-Anyanga, que também é o chefe, Minusca, fez alguns pedidos aos dois candidatos.

"Pediu-os que para que mantenham este espírito cívico e que preparem seus simpatizantes para uma campanha pacífica e cívica. Aproveitou também para felicitar os 28 outros candidatos pela qualidade de suas campanhas que fez com que houvesse uma participação massiva a volta de 79% dos eleitores."

Respeito e Dignidade

Segundo Onanga-Anyanga, a campanha política foi marcada pelo respeito mútuo e pela dignidade.

A ONU tem tido uma participação ativa para restaurar a paz na República Centro-Africana. As tropas de paz das Nações Unidas no país contam com 11 mil soldados e policiais e mais as forças francesas Sangaris e as equipes de segurança locais.

Depois de nove meses registrando uma melhora do nível de estabilidade, uma nova onda de violência intercomunitária ocorreu em setembro. Mais de 130 pessoas morreram e 430 ficaram feridas. Além disso, o número de deslocados internos aumentou 18% para mais de 447 mil pessoas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031