ONU comemora os 70 anos da 1ª reunião da Assembleia Geral

Ouvir /

Para o secretário-geral, o fórum "se tornou realmente o parlamento para todas as pessoas"; Ban destacou os tratados adotados pelo órgão como pelos direitos para mulheres e crianças, pelo fim da tortura e do racismo e os grandes princípios do direito internacional.

Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Rick Bajornas

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU está comemorando nesta segunda-feira os 70 anos da 1ª reunião da Assembleia Geral, em 1946.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, destacou os tratados adotados pelo órgão, como por exemplo, pelos direitos para mulheres e crianças, pelo fim da tortura e do racismo e os grandes princípios do direito internacional.

Parlamento dos Povos

Ban mencionou que presidentes e primeiros-ministros sempre estiveram presentes no pódium da Assembleia Geral e que agora, cada vez mais ativistas, empresários, artistas e líderes religiosos estão se juntando a eles.

Para o chefe da ONU, a "Assembleia Geral se tornou realmente o parlamento para toda as pessoas".

História

Ban destacou a adotação, pelo órgão, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e disse que esta "declação de interdependência é uma promessa coletiva para oferecer uma vida de dignidade a todos".

Em 22 de abril, os líderes mundiais vão retornar à sala da Assembleia Geral para assinar o Acordo de Paris sobre mudança climática.

O secretário-geral afirmou que  "mais uma vez, a jornada para um planeta mais saudável, sustentável e pacífico começa na sala da Assembleia Geral".

Ban explicou que as resoluções adotadas pelo órgão representam a "posição comum dos países em relação às questões mais importantes do momento".

Segundo ele, essas resoluções refletem a convicção de que a comunidade internacional unida pode fazer muito mais de forma coletiva do que individualmente.

O secretário-geral citou que pobreza e fome, discriminação e injustiça afetam milhões de pessoas. Guerras, conflitos e desastres naturais levaram um número recorde de pessoas a abandonar suas casas

Para Ban, a Assembleia Geral é "mais importante do que nunca".

Acompanhe a cobertura completa dos 70 anos da ONU.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031