OMS: Sudeste Asiático está livre da pólio há cinco anos

Ouvir /

Doença é altamente contagiosa e não tem cura; país de língua portuguesa, Timor-Leste faz parte da região; diretora regional da agência da ONU afirmou que fim da pólio no mundo "está à vista".

Secretário-geral, Ban Ki-moon, administra dose de vacina da pólio a uma criança levada pela mãe ao complexo da ONU em Nova Déli, Índia, em outubro de 2008. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o Sudeste Asiático completou cinco anos sem nenhum caso do vírus selvagem da poliomielite.

Em nota, a diretora regional da agência, Poonam Khetrapal Singh, afirmou que esta é uma "realização notável". A doença é altamente contagiosa e não tem cura.

Crianças

Ela afirmou que os países da região têm feito "esforços louváveis", aumentando a vigilância e continuando a proteger as crianças do vírus. O último caso registrado no Sudeste Asiático foi na Índia, em 2011.

Singh declarou ainda ser preciso que "as ações e investimentos feitos ao longo dos anos para erradicar a pólio não sejam desperdiçados".

Vacinação

Segundo a diretora regional da agência, em todo o mundo "a transmissão de pólio está em seus menores índices". No entanto, o risco de importar o vírus para áreas livres "ainda persiste".

Como parte de uma estratégia de longo prazo, que aborda o que é preciso para acabar com a pólio até 2018, países da região estão acelerando a introdução de uma dose injetável de vacina contra a doença nos calendários de vacinação das crianças.

A agência afirma que há planos para uma retirada global sincronizada, gradual e sequencial de vacinas orais do programa.

Fim da Doença

Segundo a OMS, o objetivo destas estratégias é abordar todos os tipos de pólio, incluindo os casos raros derivados da vacina.

Ela mencionou ainda que um mundo livre da pólio "está à vista" e que a comunidade internacional deve continuar a tomar medidas para livrar o mundo desta "doença incapacitante".

A região do Sudeste Asiático da OMS inclui Bangladesh, Butão, Coreia do Norte, Índia, Indonésia, Maldivas, Mianmar, Nepal, Sri Lanka, Tailândia e Timor-Leste.

Leia Mais:

Unicef: número de crianças com pólio é o menor da história | Rádio das Nações Unidas

ONU: surto de pólio na Somália oficialmente encerrado | Rádio das Nações Unidas

Ucrânia inicia campanha para vacinar 2,8 milhões de crianças contra pólio | Rádio das Nações Unidas

Quase 2 milhões de crianças na Ucrânia em risco de contrair pólio | Rádio das Nações Unidas

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031