Novas conversações sobre a Síria "não podem fracassar"

Ouvir /

Declaração é do enviado especial da ONU para o país, Staffan de Mistura; ele gravou mensagem aos sírios garantindo que a ONU não irá decepcioná-los; reuniões estão previstas para começar nos próximos dias.

Enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria gravou um vídeo com uma mensagem aos sírios que permanecem no país ou estão refugiados em outras nações.

Staffan de Mistura explicou que nos próximos dias devem começar as "conversações intra-sírias", ou seja, "negociações que buscam progressos para levar estabilidade, paz e dignidade" de volta ao país.

Conquista

O enviado da ONU garantiu que o povo sírio merece essa conquista, porque cinco anos de conflito são demais, já que "o horror está diante dos olhos de todos".

De Mistura lembrou que já ocorreram duas conferências do tipo e que esta "não pode fracassar". Ele garantiu que a ONU não decepcionará os sírios, nem nunca irá abandoná-los.

O enviado afirmou que essa é a hora certa de se fazer todo o possível para acabar com o conflito. Ele garantiu que a voz do povo foi ouvida, porque muitas vezes "homens, mulheres e crianças" do país pediram um basta "às mortes, aos assassinatos, aos casos de tortura e às prisões".

Oportunidade

Staffan de Mistura relembrou dos prédios destruídos, dos bombardeios, de foguetes. Na mensagem, o enviado diz que os sírios estão também pedindo um basta à humilhação enfrentada pelos civis que tentam fugir do país de barco, correndo o risco de afundar no Mediterrâneo.

Outro exemplo são as crianças que querem ir à escola, mas não podem porque é muito perigoso. De Mistura explicou que os sírios precisam continuar levantando voz e defendendo que a conferência não seja uma oportunidade perdida.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031