No Irã, chefe da Aiea fala do reforço da cooperação entre país e agência

Ouvir /

Yukiya Amano encontrou-se com vice-presidente e chefe da Organização de Energia Atômica do país; diretor da Aiea destaca que país precisa continuar cooperando totalmente em relação ao acordo nuclear.

O diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano (dir.), e o vice-presidente e diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi. Foto: Aiea/F. Dahl

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, está no Irã e afirmou esta segunda-feira ter tido um encontro muito positivo e construtivo com o vice-presidente e diretor da Organização de Energia Atômica do Irã.

A conversa entre Yukiya Amano e Ali Akbar Salehi ocorreu na capital Teerã, com os dois concordando em reforçar a cooperação entre o país e a Aiea.

Acordo

O diretor da agência da ONU lembra que a visita dele ao Irã ocorre em um momento bastante importante. No sábado, a Aiea confirmou que o país completou os passos preparatórios para a entrada em vigor do plano de ação sobre o programa nuclear iraniano.

Em contrapartida, as sanções econômicas ao país foram suspensas. A Aiea deve agora monitorar o nível de enriquecimento de urânio do Irã, que pelo acordo, deve ter o limite de 3,67%.

Momentum

Segundo o diretor Yukiya Amano, muito trabalho foi feito para se chegar até aqui e "um esforço similar será necessário no futuro". Ele defende que o clima atual seja mantido e falou novamente que as relações entre Aiea e Irã entraram em "uma nova fase".

Amano garantiu que a Aiea vai continuar trabalhando "de maneira imparcial, factual e não-política", mas destacou que a total cooperação do Irã é também necessária.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031