Filippo Grandi assume chefia do Acnur

Ouvir /

Novo alto comissário das Nações Unidas para Refugiados substitui António Guterres; Grandi já trabalhou anteriormente em assuntos ligados a refugiados e política e vai cumprir um mandato de cinco anos à frente da agência da ONU.

Filippo Grandi. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, tem novo chefe: Filippo Grandi substitui António Guterres que comandou a agência durante os últimos 10 anos.

Grandi tem mais de 30 anos de experiência em assuntos internacionais, 27 deles nas Nações Unidas onde já foi chefe da Agência de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa.

Recorde

O novo alto comissário da ONU para Refugiados assume o cargo num momento sem precedentes de deslocamento. Números recordes de pessoas estão sendo forçadas a fugir de suas casas por causa de guerras e perseguições em todo o mundo.

Mais de 1 milhão de migrantes e refugiados atravessaram o Mar Mediterrâneo em direção à Europa no ano passado.

Além disso, falta dinheiro para as operações de ajuda humanitária, menos voluntários estão regressando em comparação a outras épocas e as pessoas estão ficando no exílio por um período mais longo do que o registrado anteriormente.

Perigosa Combinação

Grandi disse que "o Acnur está navegando em águas extraordinariamente difíceis". Segundo ele, "é muito perigosa a combinação de múltiplos conflitos, deslocamento em massa, desafios em relação aos pedidos de asilo e o aumento da xenofobia em diversos países".

O chefe do Acnur afirmou que "o caminho à frente é desafiador".

Mas ele acredita que com a cooperação de governos, sociedade civil e outros parceiros, será possível alcançar progressos para garantir a proteção e a melhora das condições de vida de milhões de refugiados, deslocados e apátridas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031