FAO apresenta guia para produzir cereais maximizando ecossistemas naturais

Ouvir /

Milho, arroz e trigo correspondem a mais de um terço das proteínas e calorias consumidas pelo homem; agência destaca 220 espécies de ervas daninhas agora resistentes a herbicidas.

Foto: Reprodução publicação FAO

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma nova publicação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, documenta práticas para cultivar o milho, o arroz e o trigo respeitando e aproveitando os ecossistemas naturais.

A agência da ONU destaca que, juntos, esses alimentos representam 42,5% das calorias e 37% das proteínas consumidas pelos seres humanos.

Agricultura Ecológica

Para a FAO, a técnica Poupar e Crescer, tradução livre para o inglês Save and Grow, é uma abordagem ampla para uma agricultura sustentável e ecológica.

Poupar e Crescer na Prática: Um Guia para Produção Sustentável de Cereais reforça a produção protegendo e aumentando a base dos recursos naturais da agricultura.

A outra meta da publicação é reduzir a dependência dos químicos por meio de processos dos ecossistemas naturais da Terra e aumentar a renda dos agricultores.

Plantas Daninhas

A FAO estima que 220 espécies de plantas daninhas desenvolveram resistência a um ou mais herbicidas, o que representa um desafio particular para os cereais.

De acordo com a agência, este método de produção contribui para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para estimular a resiliência às alterações climáticas.

Exemplos Africanos

O Malaui e a Zâmbia são citados pela FAO pelo sucesso do uso das práticas Poupar e Crescer. Ambos os países tiveram êxito no cultivo de árvores de sombra que perdem as folhas qundo o milho cultivado à sua volta precisa de luz solar.

O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que os compromissos internacionais para erradicar a pobreza e combater as alterações climáticas exigem uma mudança de paradigma.

O representante destaca o objetivo de adotar uma agricultura mais sustentável e inclusiva capaz de produzir mais rendimentos a longo prazo.

Agenda Global

O guia ilustra casos globais da abordagem Poupar e Crescer, que incluem produzir cereais básicos em direção a um futuro mais sustentável na agricultura e que oferecem práticas sobre como o mundo pode executar o novo plano global.

Graziano disse a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo Paris sobre as Mudanças Climáticas apenas ressaltam a “necessidade de inovação inclusiva nos sistemas alimentares”.

Leia Mais:

FAO: índice de preço de alimentos cai em dezembro

FAO relata queda no preço dos alimentos em novembro  

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031