FAO alerta que "ebola e coronavírus" vieram para ficar

Ouvir /

Agência da ONU pressiona países por mapa global para controle de zoonoses; espalhem; programa de mapeamento seria essencial para combate à transmissão e para ampliar conhecimentos sobre infecção em animais domésticos.

Foto: FAO

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Doenças infecciosas de origem animal como o ebola e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, Mers-Coronavírus, "vieram para ficar", segundo a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

O veterinário-chefe da agência declarou que "mais surtos vão surgir ou novas doenças podem aparecer no futuro". Juan Lubroth questiona se o mundo está preparado para detectar infecções e prevenir que se espalhem.

Mapeamento

A FAO sugere aos legisladores do mundo a criação de um programa de pesquisa integrado, para mapear o que se sabe sobre a transmissão dessas duas epidemias.

Esse mapeamento também é importante para promover a colaboração entre países e uma vigilância mais forte. O veterinário da agência da ONU explica que ainda existem muitas lacunas de informação sobre a transmissão do coronavírus e do ebola, tanto em humanos como em animais.

Segurança Alimentar

Segundo Lubroth, é preciso saber mais sobre os riscos dessas doenças para a segurança alimentar, especialmente para as populações que dependem da caça e da pecuária para conseguir o seu sustento.

No caso do ebola, por exemplo, ainda não se sabe se animais domésticos podem ser infectados. A FAO está envolvida em estudos que buscam entender a dinâmica da doença entre humanos e animais.

Já o coronavírus causa pneumonia severa em humanos e 500 pessoas morreram desde 2012, quando a doença foi detectada pela primeira vez na Arábia Saudita. Estudos indicam que camelos ou produtos derivados do animal podem ter contribuído para a infecção em humanos.

Leia Mais:

FAO: 17% das raças de animais de pecuária estão em risco de extinção

Diretora da OMS preocupada com “propagação explosiva” do zika

Guiné Conacri: OIM reativa triagem para conter risco de propagação do ébola

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930