Enviado da ONU pede apoio para novo comité sobre segurança na Líbia

Ouvir /

Representante pediu colaboração dos líbios com o Conselho de Presidência; órgão decidiu estabelecer um comité temporário de segurança e proibir atos contra as novas instituições estatais.

Martin Kobler. Foto: ONU/Kim Haughton

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Presidência da Líbia decidiu estabelecer um comité temporário de segurança para tornar mais fácil implementar as medidas previstas no Acordo Político.

Esta quinta-feira, o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para o país fez um apelo urgente aos cidadãos para que apoiem e facilitem o trabalho da comissão.

Assistência

Martin Kobler, que também é chefe da Missão da ONU na Líbia, Unsmil, apelou a todas as instituições nacionais e aos agentes de segurança a colaborar com o grupo para que seja dada toda a assistência para facilitar o trabalho.

Na semana passada, a Líbia registou ataques que provocaram dezenas de vítimas. Cerca de 50 pessoas perderam a vida numa concentração de recrutas da polícia em Zliten, cidade costeira entre a capital Trípoli e Misrata.

Na altura, Kobler declarou que o país “não pode dar-se ao luxo de continuar dividido perante ameaças terroristas”, tendo apontado a ação do autoproclamado grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Obrigações

Sobre as novas decisões do Conselho de Presidência, o enviado disse que quaisquer esforços para tornar mais difícil a ação destas instituições “só podem contribuir para piorar” a situação líbia. Kobler destacou que os responsáveis por tais atos vão prestar contas por “impedir a transferência pacífica do poder”.

O apelo a todos os líbios é que se unam em torno do Governo do Acordo Nacional e das instituições do acordo político.

O enviado saudou igualmente a decisão que proíbe ações que afetem de alguma forma a estrutura dessas instituições ou criem obrigações financeiras sobre o Estado líbio. A medida é dirigida às autoridades públicas administrativas e executivas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031