Do Xingu à ONU: indígena brasileiro pede valorização do Tupi

Ouvir /

Aira Kamayurá participa de reunião com especialistas internacionais sobre línguas indígenas; Nações Unidas calculam que existam até 7 mil línguas no mundo e apenas 3% da população fala 96% dos idiomas.

Aira Kamayurá. Foto: Rádio ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Um grupo de especialistas internacionais está reunido na sede da ONU até esta quinta-feira para discutir a preservação das línguas indígenas. Pelos cálculos das Nações Unidas, a cada duas semanas é extinto um idioma nativo.

As línguas indígenas são essenciais para garantir que cultura, costumes e história sejam passados de geração para geração. Na reunião, foi destacado que existem entre 6 mil e 7 mil idiomas no mundo.

Brasileiro

Enquanto 97% dos habitantes do planeta sabem falar apenas 4% das línguas, apenas 3% da população fala 96% dessas línguas. Uma delas é o Tupi-Guarani, falado pelo jovem Aira Kamayurá.

Ele saiu do Xingu, no Mato Grosso, especialmente para participar da reunião em Nova York. Em conversa com a Rádio ONU, Aira Kamayurá falou algumas palavras em Tupi e depois, explicou em português.

Preservação

"Para mim é importante vir aqui na ONU escutar. Minha língua é o tupi. Nossa língua tem tradição ainda. Os jovens (Kamayurá) não falam português ainda, falam pouco. Fiquei muito feliz quando cheguei aqui e vi o evento. Temos que levar minha língua pra frente. Não podemos perder minha língua."

Segundo Aira Kamayurá, as crianças e jovens de sua aldeia têm aulas de Tupi-Guarani e de português. O encontro da ONU teve a participação de especialistas e indígenas dos Estados Unidos, da Austrália, do Mali e da Rússia.

Foram compartilhadas iniciativas para valorizar e preservar as línguas dos indígenas e como promovê-las dentro dos sistemas de ensino dos países.

Leia Mais:

COP21: Indígenas querem acordo com artigo específico sobre seus direitos

Entrevista: COP21 e direitos dos indígenas

Unesco: povos indígenas precisam de apoio para lidar com clima

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031