Todos os Estados-membros da ONU vão escolher próximo secretário-geral

Ouvir /

Pela primeira vez os 193 países que fazem parte das Nações Unidas vão participar do processo de seleção do/a substituto/a de Ban Ki-moon; novo/a secretário/a-geral assume o cargo em janeiro de 2017.

Mogens Lykketoft. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Os 193 Estados-membros das Nações Unidas vão, pela primeira vez, participar do processo de seleção do/a próximo/a secretário/a-geral da ONU.

O anúncio foi feito a jornalistas pelo presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, em carta conjunta com o presidente do Conselho de Segurança, que este mês de dezembro está a cargo dos Estados Unidos.

Transparência

De acordo com a Carta da ONU, o secretário-geral é indicado pela Assembleia Geral seguindo recomendação do Conselho de Segurança.

A carta conjunta relata a importância da transparência e da inclusividade do processo. Ela encoraja os Estados-membros a considerarem a indicação de mulheres e homens como candidatos para a posição.

Tanto o presidente da Assembleia Geral como o presidente do Conselho de Segurança vão "dar oportunidade aos candidatos de realizarem reuniões ou encontros informais com os representantes dos países".

Janeiro 2017

Isso deve acontecer até julho do ano que vem, que é quando o Conselho de Segurança começará a avaliar os que estão concorrendo à posição.

Lykketoft explicou que até agora, o processo para a escolha do secretário-geral era feito secretamente e envolvendo, muitas das vezes, somente os membros permanentes do conselho: China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

O presidente da Assembleia Geral afirmou que os membros permanentes vão "ainda ter uma forte posição na seleção do próximo secretário-geral".

O novo chefe da ONU assumirá o cargo em janeiro de 2017 para um mandato inicial de cinco anos, que poderá ser renovado pela Assembleia Geral para um outro período de cinco anos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031