Primeiro grupo de refugiados da Síria chega ao Canadá

Ouvir /

Acnur afirmou que os 163 sírios fazem parte do recém-anunciado programa humanitário; plano tem como objetivo dar oportunidade e vida nova a 25 mil refugiados no país.

Refugiados sírios. Foto: Acnur/I. Pavicevic

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, saudou a chegada ao Canadá do primeiro grupo de refugiados da Síria.

Os 163 sírios chegaram nesta quinta-feira à noite vindos do Líbano num jato da Força Aérea canadense.

Programa Humanitário

Eles fazem parte do recém-anunciado programa humanitário que tem como objetivo dar oportunidade e fornecer uma vida nova a 25 mil sírios, no total.

O Acnur informou que o governo canadense agiu rapidamente para implementar a iniciativa, criada no mês passado.

A agência da ONU está trabalhando com as autoridades do Canadá na identificação dos refugiados sírios mais vulneráveis para que eles possam ser levados ao país.

Solidariedade

O porta-voz da ONU em Genebra, Adrian Edwards, afirmou que "os programas canadenses representam uma expressão prática de apoio aos refugiados da Síria e uma demonstração de solidariedade aos países da região que estão abrigando mais de 4 milhões de sírios".

Até agora, 30 nações prometeram receber mais de 160 mil refugiados sírios seguindo o programa de realojamento e de outras ações humanitárias.

O Acnur calcula que 10% dos 4,1 milhões de refugiados sírios registrados oficialmente nos países vizinhos à Síria estão em situação vulnerável e necessitam ser realojados para outras nações.

Visita

O chefe do Escritório de Assistência Humanitária da ONU, Stephen O'Brien, chega neste sábado à Síria para revistar as operações de ajuda e ver de perto os impactos causados pela violência sobre os civis.

O'Brien ficará na região até segunda-feira. Ele vai se reunir com famílias deslocadas e com representantes de organizações parceiras para que possam encontrar meios de melhorar o acesso aos que precisam de assistência.

Segundo o Ocha, com a chegada do inverno, mais de 13,5 milhões de pessoas necessitam de ajuda básica e proteção. Eles enfrentam privação e brutalidade diariamente.

O escritório humanitário da ONU afirmou que quatro em cada cinco famílias sírias vivem na pobreza e milhões não têm suficiente comida ou água potável.

Leia Mais:

12 mil sírios estão isolados na fronteira tentando entrar na Jordânia

ONU precisa de US$ 20,1 bilhões para fornecer ajuda humanitária em 2016

Unicef planeja assistência a 2,6 milhões de crianças sírias durante o inverno

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031