Enviado da ONU define data para negociações de paz entre sírios

Ouvir /

Staffan de Mistura estabeleceu 25 de janeiro como meta para início das conversas entre envolvidos no conflito; negociações devem ocorrer em Genebra.

Prédios destruídos na cidade antiga em Homs, na Síria. Foto: Unicef/Nasar Ali

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, definiu o dia 25 de janeiro como meta para o início das negociações de paz entre as partes envolvidas na guerra no país.

O objetivo é pôr um fim ao conflito de cinco anos na Síria. O anúncio foi feito no sábado, em Genebra, onde as conversas devem ocorrer.

Conselho de Segurança

Em 18 de dezembro, o Conselho de Segurança adotou, por unanimidade, uma resolução que busca pôr um fim à guerra no país.

O documento determina que a ONU inicie em janeiro negociações formais entre o governo e a oposição sobre o processo de transição política. A resolução estabelece um prazo de seis meses para a formação de um governo inclusivo e não sectário.

Além disso, deve preparar uma agenda e o processo para uma nova constituição, como também para a realização de eleições num prazo de 18 meses.

Tragédia e Compromisso

Entre outras disposições, o texto reconhece a estreita ligação entre o processo político e um cessar-fogo, que deve entrar em vigor assim que os lados tiverem dado os passos iniciais para a transição, sob aos auspícios da ONU.

A nota do enviado especial destaca o sofrimento da população da Síria e afirma que "sua tragédia é sentida em toda a região e além dela".

Para Staffan de Mistura, os sírios precisam da "plena atenção e compromisso" de todos os seus representantes, que devem agora mostrar "liderança e visão para superar diferenças pelo bem da Síria".

Leia Mais:

Conselho de Segurança exige acesso humanitário imediato na Síria

Conselho de Segurança debate implementação de resoluções na Síria

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031