COP21: Carros de "emissão zero de carbono" são aposta para o futuro

Ouvir /

Programa da ONU para o Meio Ambiente destaca que o setor de transportes é quase totalmente dependente dos combustíveis fósseis; especialistas em Paris dizem que este é o momento ideal para começar uma mudança global.

Vários países já colocaram em prática políticas que apoiam o uso de carros elétricos. Foto: Pnuma

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O setor de transportes é quase totalmente dependente de combustíveis fósseis como o petróleo, e contribui para um quarto de todas as emissões de dióxido de carbono ligadas à energia.

Os números são do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma. Segundo a agência, vários países já colocaram em prática políticas que apoiam o uso de carros elétricos, como a Noruega, onde um entre quatro carros é elétrico.

Promoção Global

Em encontro durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21, especialistas concordaram que "agora é a hora de começar a mudança para veículos de emissão zero" de carbono.

Esse tipo de transporte já tem sido introduzido com sucesso em carros privados, motos e ônibus públicos. Na COP21, foi feito um pedido para a promoção global desses veículos, para garantir benefícios máximos ao clima e à qualidade do ar.

Custos

No encontro, o subsecretário-geral da ONU para o Meio Ambiente declarou que este é o momento para uma pressão global a favor dos veículos de emissão zero.

Achim Steiner lembrou que os custos da utilização de combustíveis fósseis são enormes em termos de clima, de poluição do ar e de danos para as economias.

Os especialistas também reconheceram que os veículos de emissão zero precisam ser vistos como parte de um plano maior do setor de transportes públicos.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam para 7 milhões de mortes por ano devido aos efeitos da poluição do ar.

Leia todas as notícias sobre a COP21. 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031