Venda de pesticidas movimenta mais de US$ 50 mil milhões por ano

Ouvir /

FAO quer atualização dos países para que enfrentem novos desafios na produção; agência apresentou atualização de diretrizes sobre legislação e rotulagem das substâncias em colaboração com a OMS.

Nova versão das diretrizes sobre a legislação e a rotulagem dos pesticidas. Foto: FAO/Danfung Dennis

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O mercado global de pesticidas cresceu o dobro nos últimos 15 anos e ultrapassa os US$ 50 mil milhões em vendas anuais.

A informação foi dada pela Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, que pediu aos países que certifiquem-se que as regras nacionais sobre a gestão do tipo de misturas continuam atualizadas.

Rotulagem

A agência das Nações Unidas apresentou esta quarta-feira a nova versão das diretrizes sobre a legislação e a rotulagem dos pesticidas, juntamente com a Organização Mundial da Saúde, OMS.

A medida foi tomada cerca de 30 anos após a publicação do Código Internacional de Conduta para a Distribuição e Uso de Pesticidas pela FAO.

Desafios

O diretor-geral assistente da agência para Agricultura e Segurança do Consumidor disse que apesar de avanços muito significativos depois da publicação do código, muitos países precisam atualizar-se para enfrentar os desafios atuais.

Ren Wang declarou que “hoje sabe-se muito mais sobre a saúde, a longo prazo, e sobre os efeitos ambientais dos pesticidas”.

Mas o responsável afirmou que novos acordos internacionais foram postos em prática e que também é bem sabido que a má gestão dessas substâncias “pode ter efeitos negativos sobre o comércio de produtos agrícolas”.

Wang alertou que a legislação sobre pesticidas dos anos 80 e 90 precisa de uma verificação. O objetivo é  garantir que os países protegem de forma eficaz às pessoas e ao ambiente.

Pesticidas Tóxicos

A FAO regista um crescimento no uso de agrotóxicos durante as últimas três décadas. A agência assinala ainda a retirada de pesticidas extremamente tóxicos do mercado, por muitos países, e a popularidade de abordagens alternativas para usar produtos químicos na agricultura.

Uma delas é o Manejo Integrado de Pragas, que destaca métodos naturais para controlar e prevenir pestes e doenças.

A FAO definiu como prioridade apoiar o reforço da capacidade dos países para que estes apliquem leis sobre pesticidas e promovam a gestão integrada de pragas para diminuir a sua dependência do tipo de misturas.

Leia Mais:

OMS classifica como cancerígenas carnes processadas

Países discutem novos padrões de segurança e qualidade de alimentos

FAO preocupada com exposição de crianças aos pesticidas 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031