Unesco: povos indígenas precisam de apoio para lidar com clima

Ouvir /

Agência da ONU disse que "criar resiliência está profundamente enraizado no estilo de vida e na solidariedade social de mais de 400 milhões de indígenas"; cacique Raoni, líder da etnia Caiapó, participa de Conferência sobre o assunto em Paris.

Os povos indígenas precisam de apoio para reforçar a capacidade de resiliência contra a mudança climática. Foto: Unesco/P. Chiang-Joo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que os povos indígenas precisam de apoio para reforçar a capacidade de resiliência contra a mudança climática.

A agência da ONU está promovendo em Paris, antes do início da Conferência sobre o Clima, a COP21, que começa na segunda-feira, um encontro de dois dias cujo tema é: "Resiliência num momento de incerteza: Povos Indígenas e Mudança Climática".

Cacique Raoni

A reunião, que termina este sábado, conta com a presença do cacique Raoni, líder da etnia Caipó, e um dos maiores ativistas pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.

Segundo a Unesco, "criar resiliência está profundamente enraizado no estilo de vida e na solidariedade social de mais de 400 milhões de indígenas", indo desde a Europa, passando pela África e o pacífico até chegar às Américas.

Todas essas regiões estão sentindo os efeitos adversos da mudança climática. A diretora assistente da agência para Ciências Naturais, Flavia Schlegel, afirmou que os indígenas sofrem os impactos, mas não são vítimas passivas.

A representante da Unesco afirmou que eles "respondem inovando e se adaptando à nova realidade".

Exemplo

O objetivo da conferência indígena é "compreender que as diversas contribuições feitas por vários sistemas, como por exemplo, o conhecimento dos povos nativos, podem reforçar a base do que se sabe sobre mudança climática".

Dessa forma, é possível citar soluções e iniciativas práticas adotadas por essas comunidades enquanto, ao mesmo tempo, é possível solidificar as ligações entre diversidade cultural e sustentabilidade do meio ambiente global.

Segundo a Unesco, "as vozes dos povos indígenas, geralmente descartadas durante debates sobre mudança climática, representam a parte mais importante do encontro".

A relatora especial da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, afirmou que a mudança climática está ameaçando o estilo de vida desse grupo.

Leia Mais:

Vozes das populações indígenas devem ser ouvidas na COP 21, diz Pnud

Povos indígenas e os 70 anos das Nações Unidas

Conhecimento dos povos nativos é essencial em desastres naturais

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031