Unesco lança plano de ação para educação até 2030

Ouvir /

Objetivo é mobilizar o mundo para garantir oportunidades educacionais iguais para todos; documento foi firmado por mais de 70 representantes de Estados-membros, da ONU, de agências multilaterais e da sociedade civil.

A chefe da Unesco afirmou que "a desigualdade não é uma questão de destino".  Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou o Quadro de Ação para a Educação 2030, cuja sigla em inglês é FFA.

A diretora-geral da agência da ONU, Irina Bokova, disse que os "governos concordaram em como tornar realidade as promessas feitas no papel'.

Guia

O plano foi adotado por mais de 70 representantes de Estados-membros, da ONU, de agências multilaterais e bilaterais, assim como da sociedade civil.

O documento ganhou apoio também de organizações regionais e do setor privado.

O FFA é resultado de um processo de consultas que serve como guia para os países implementarem a agenda de educação pelos próximos 15 anos.

O objetivo é mobilizar o mundo em torno das novas metas de educação global para garantir oportunidades educacionais iguais para todos.

Bokova disse que "nunca antes os países realizaram consultas tão profundas sobre o assunto e ao mesmo tempo concordaram com um plano tão detalhado para alcançar esses objetivos".

Desigualdade

A chefe da Unesco afirmou que "a desigualdade não é uma questão de destino". Segundo ela, "todos têm a responsabilidade de agir para que a origem do estudante não determine suas perspectivas e oportunidades futuras".

Bokova citou ainda o importante papel das escolas para combater o extremismo e para promover os valores de liberdade, tolerância e de não discriminação.

O Quadro de Ação pede novos financiamentos para o setor e também para cobrir a lacuna de US$ 40 bilhões anuais em investimentos.

Leia Mais:

ONU quer usar educação para combater corrupção

Fórum Mundial destaca o “poder capacitador” da Ciência

Unesco diz que educação é a chave para erradicar o doping do esporte

 

 

 

 

 

 

SONORA:

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930