Ucrânia: subsecretário-geral da ONU pede acesso humanitário urgente

Ouvir /

Stephen O'Brien concluiu visita de três dias ao país; de acordo com o Escritório Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, cerca de 4 milhões de pessoas no leste da Ucrânia precisam de assistência e proteção.

Segundo O'Brien, cerca de 4 milhões de pessoas no leste da Ucrânia precisam de assistência e proteção. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários concluiu a visita de três dias a Ucrânia nesta quarta-feira pedindo acesso livre a comunidades vulneráveis afetadas pela crise e que precisam urgentemente de ajuda humanitária.

Stephen O'Brien afirmou que "com a aproximação do inverno", a prioridade é aumentar a entrega de assistência para as pessoas mais vulneráveis, principalmente os idosos e os doentes.

Milhões de Pessoas

De acordo com o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, chefiado por O'Brien, cerca de 4 milhões de pessoas no leste da Ucrânia precisam de assistência e proteção.

Muitas famílias não têm acesso a suprimentos e serviços básicos, como comida, água limpa e aquecimento.

Durante a visita, o subsecretário-geral se reuniu com o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, e autoridades da administração presidencial em Kiev.

Em áreas do leste do país, O'Brien se encontrou com autoridades locais em Luhansk e Donetsk e discutiu formas de melhorar o acesso humanitário a pessoas em regiões não controladas pelo governo.

Direito Internacional

O chefe do Ocha declarou que "ao falar com as pessoas e ouvir suas histórias", se deu conta da "necessidade urgente de mais proteção, segurança e suprimentos básicos".

Ele disse que, por isso, foi importante conversar com representantes de todas as partes envolvidas no conflito, "que são responsáveis, sob o direito internacional, por proteger e ajudar os civis".

Leia Mais:

Quase 400 mil sírios estão vivendo em áreas sitiadas pelo Isil ou governo | Rádio das Nações Unidas

Ucrânia inicia campanha para vacinar 2,8 milhões de crianças contra pólio | Rádio das Nações Unidas

Agência da ONU volta a entregar ajuda na Ucrânia após três meses | Rádio das Nações Unidas

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031