Secretário-geral saúda eleições em Mianmar como "conquista significativa"

Ouvir /

Ban Ki-moon destacou que a população e os líderes de Mianmar têm em seu alcance a oportunidade de se unir para construir um futuro melhor para o país; chefe da ONU também parabenizou líderes pelo resultado do pleito.

Secretário-geral, Ban Ki-moon, com Daw Aung San Suu Kyi em Mianmar em novembro de 2014. Foto: ONU/Rick Bajornas

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU parabenizou a Liga Nacional para Democracia e Aung San Suu Kyi pelo resultado das eleições em Mianmar.  Ban Ki-moon  também saudou o Partido União Solidariedade e Desenvolvimento por sua "digna aceitação do veredito do povo".

O chefe da ONU destacou as eleições do último fim de semana como uma "conquista significativa na transição democrática do país".

Eleições Históricas

Ele também parabenizou a população de Mianmar por sua participação "pacífica, digna e entusiasmada" nas eleições históricas de 8 de novembro.

Em nota, Ban também destacou a importância do papel do presidente Thein Sein, da comissão eleitoral, dos partidos políticos, dos observadores nacionais e internacionais e do exército, por seu apoio à condução de eleições credíveis e transparentes e a aceitação de seu resultado.

Minorias

Ao mesmo tempo, segundo o comunicado, o secretário-geral "infelizmente está ciente que um grande número de eleitores de comunidades minoritárias, particularmente os Rohingya, foram impedidos de votar e alguns foram desqualificados como candidatos".

Ban pediu a todos os atores nacionais que mantenham a atmosfera de calma e defendam os direitos humanos e o Estado de Direito no momento em que o país começa o processo de formação do novo governo.

Democracia

O chefe da ONU destacou ainda que a população e os líderes de Mianmar têm em seu alcance a oportunidade de se unir para construir um futuro melhor para seu país.

Ban reafirmou também a prontidão das Nações Unidas de continuar a apoiar as ações do país para "consolidar a democracia" e fazer avanços em justiça, paz, direitos humanos e desenvolvimento para o "benefício de todas as pessoas do país".

Leia Mais:

Ban elogia participação pacífica em eleições em Mianmar | Rádio das Nações Unidas

Unicef pede a futuros líderes de Mianmar que se comprometam com crianças | Rádio das Nações Unidas

Direitos humanos devem estar no centro do período eleitoral em Mianmar | Rádio das Nações Unidas

Agência da ONU elogia oferta de abrigo a migrantes no mar no sudeste asiático | Rádio das Nações Unidas

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031