PMA amplia programa de alimentação escolar na Guiné Conacri

Ouvir /

Mais de 240 mil crianças devem receber comida nutritiva durante o ano escolar; mais de 1,6 mil escolas  participam do projeto da agência da ONU;  aulas arrancam esta semana no país da África Ocidental.

PMA irá fornecer refeições na Guiné Conacri. Foto: PMA/Sanoussy Barry

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Esta semana marca a volta às aulas na Guiné Conacri e o Programa Mundial de Alimentos, PMA, está a ampliar o programa de alimentação escolar no país.

Antes, 735 estabelecimentos de ensino participavam do projeto, mas este ano serão mais de 1,6 mil escolas primárias atendidas nas quatro regiões.

Pobreza

Em colaboração com o Ministério da Educação, o PMA irá fornecer refeições quentes todos os dias, para estudantes das áreas da Guiné Conacri onde as taxas de pobreza e má-nutrição são altas.

A diretora da agência no país declarou que "quando uma refeição quente e nutritiva está disponível na escola, as taxas de presença dos alunos sobem de forma significativa". Elisabeth Faure mencionou outro benefício: a alimentação escolar mantêm as crianças na escola, que podem  concentrar-se mais nos estudos.

Ébola

A agência da ONU cita números do Ministério da Educação: mais de 17% das crianças não estavam a frequentar as aulas no ano passado. As  raparigas representavam três quartos do grupo.

Devido ao surto de ébola, as escolas públicas na Guiné Conacri foram fechadas no ano passado, para evitar o alastramento do vírus. Em janeiro, os estabelecimentos foram abrindo gradualmente.

O PMA lembra que a alimentação escolar é essencial num país onde 1,9 milhão de pessoas não têm comida suficiente para uma vida saudável. A população é considerada ainda mais vulnerável devido ao combate ao ébola.

Leia Mais:

Serra Leoa é declarada livre do ebola | Rádio das Nações Unidas

Mais um caso de ébola é confirmado na Guiné Conacri

Ébola: OIM participa de vigilância de saúde pública na Guiné Conacri

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031