Pelo menos seis mortos após passagem de outro ciclone no Iémen

Ouvir /

Tempestade Megh atingiu país no domingo e deixou 60 feridos; há relatos de vilarejos completamente destruídos em Socotra; comboio de camiões da ONU levaram 35 toneladas de itens de ajuda.

Na semana passada, o país já tinha sido atingido pelo ciclone Chapala. Foto: Unicef Yemen/Ahmed Tani

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O ciclone tropial Megh passou no domingo pela ilha de Socotra, no Iémen, e pelo menos seis pessoas morreram e 60 ficaram feridas. Nesta segunda-feira, o porta-voz do secretário-geral da ONU declarou que a tempestade causou danos significativos no país.

Foi o segundo ciclone a atingir o Iémen em menos de uma semana. A tempestade Megh danificou totalmente diversos vilarejos, alguns nas ilhas mais pequenas a oeste de Socotra.

Ajuda

Um convoio de 11 camiões de várias agências da ONU deixou Áden no domingo, a caminho de Al Mukalla. Não há relatos de danos na rodovia e nas pontes utilizadas para o trajeto entre as duas localidades.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, alerta para a rápida piora da frágil segurança alimentar no Iémen. Dos 22 estados do país, 10 enfrentam insegurança alimentar no nível de emergência, apenas um abaixo de ser declarada a fome.

Alimentação

O PMA destaca que as organizações humanitárias necessitam movimentar-se livremente e com segurança no país. Esta é a única maneira de fornecer a assistência necessária a todos os civis que precisam urgente de ajuda, antes que a crise fique mais profunda.

Apesar de imensos desafios, o PMA conseguiu atender 2,5 milhões de pessoas no Iémen em outubro. Foi um aumento se comparado com a média de 1 milhão de pessoas ajudadas por mês desde que o conflito começou em março.

O objetivo da agência é fornecer comida para 5 milhões de pessoas por mês até fevereiro.

*Apresentação: Alexandre Soares.

Leia Mais:

Novo ciclone deve atingir o Iémen no domingo

Vacina contra a pólio entra para lista de imunização de rotina do Iémen

Ciclone Chapala causou três mortos e cerca de 40 mil deslocados no Iémen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031