Para Ban, situação no Saara Ocidental é alarmante

Ouvir /

Secretário-geral publica nota onde pede o fim do conflito e do sofrimento humano; enviado de Ban Ki-moon a intensificar esforços para o alcance de negociações que levem a uma solução política para a região.

Ban Ki-moon Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral das Nações Unidas divulgou um comunicado onde expressa preocupação com o futuro do Saara Ocidental. Ban Ki-moon cita 40 anos de "sofrimento humano", o que faz com que a situação no noroeste de África seja cada vez mais "alarmante".

O chefe da ONU destaca que para a população da região enfrentar seus desafios e alcançar todo o seu potencial, o conflito precisa acabar. Ban explica que "o status definitivo do território é motivo de um processo de negociação conduzido" sob o seu auspício, como mandam resoluções do Conselho de Segurança.

Negociações

O secretário-geral lamenta que propostas feitas em 2007 pelo Marrocos e pela Frente Polisário não abriram o caminho para negociações genuínas, como havia sido pedido várias vezes por Ban Ki-moon e pelo Conselho de Segurança.

Ban explica que seu enviado pessoal, Christopher Ross, já intensificou os esforços para facilitar a participação dos partidos nas negociações, sem que haja nenhuma pré-condição para tal.

Futuro

O chefe da ONU menciona a importância da boa fé no processo para o alcance "de uma solução política aceitável por todas as partes, que traga auto-determinação ao povo do Saara Ocidental".

A nota de Ban Ki-moon é encerrada com um apelo dele a todos os líderes da região e também à comunidade internacional, para que aproveitem as metas de seu enviado e facilitem o início de negociações nos próximos meses.

*Apresentação: Alexandre Soares.

Leia Mais:

Argélia: fortes chuvas causam “danos catastróficos” a campos de refugiados

"Saara pode ser tão mortífero quanto o Mediterrâneo para migrantes", diz OIM

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031