Painel revela ações já disponíveis para reduzir emissões de gases

Ouvir /

Brasil é citado em relatório do Unfccc por medidas para melhorar a eficiência dos veículos e por ações implentadas na cidade de Curitiba ligadas ao transporte público; meta global é evitar que temperatura média do planeta suba acima de 2 graus Celsius.

Christiana Figueres/Devra Berkowitz

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, afirmou nesta quarta-feira que existem várias ações disponíveis para reduzir de imediato as emissões de gases de efeito estufa.

Segundo o Unfccc, essas oportunidades podem também contribuir para que a temperatura média global não suba mais do que 2° Celsius. O relatório mostra como os países podem colocar em prática várias medidas e políticas que já foram adotadas com sucesso por outras nações.

Brasil

A ideia do Unfccc é que os países ampliem as ações de combate à mudança climática antes de 2020, quando deverá entrar em vigor o novo Acordo de Paris sobre reduções de gases de efeito estufa.

O Brasil é citado no relatório do Unfccc, ao lado do Canadá, China, União Europeia, Índia, Japão, Coreia, México e Estados Unidos, países onde são feitas 80% das vendas mundiais de carros.

Segundo o Unfccc, essas nações já estabeleceram ou propuseram padrões de emissão de gases para os carros. Essas medidas devem melhorar a eficiência da queima de combustível em até 50% entre os anos 2000 e 2025.

Contribuições

O Brasil é também citado por uma medida implementada pela cidade de Curitiba, no Paraná, ligada ao transporte público. A Convenção da ONU avalia que os corredores de ônibus ajudaram a cidade a ter um dos sistemas de transporte de mais baixo custo do mundo.

O relatório foi apresentado em Bonn, na Alemanha, pela secretária-executiva do Unfccc, Christiana Figueres.

Para Figueres, é impressionante ver que todos os países desenvolvidos já apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas, ou seja, o que cada país pretende fazer para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

No caso das economias em desenvolvimento, quase 130 países já apresentaram suas propostas, segundo a chefe do Unfccc.

*Apresentação: Leda Letra.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031