ONU saúda compromisso das Farc de acabar com recrutamento de crianças

Ouvir /

Representante especial para Crianças e Conflitos Armados afirmou que este é um "passo importante" para proteger os menores colombianos; compromisso foi feito durante negociações de paz entre o governo da Colômbia e as Farc.

Crianças colombianas. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A representante especial da ONU para Crianças e Conflitos Armados, Leila Zerrougui, saudou o compromisso feito pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, de acabar com o recrutamento e uso de crianças menores de 18 anos.

O compromisso foi feito durante a segunda visita da especialista a Cuba, entre 30 de outubro e 3 de novembro. Ela foi discutir a questão das crianças afetadas pelo conflito armado com representantes do governo da Colômbia e das Farc, as duas partes da negociação de paz.

Reintegração

Para Leila Zerrougui, este é "um passo importante para proteger as crianças colombianas e trazer as práticas de recrutamento das Farc em conformidade com os direitos nacional e internacional".

Ao retornar a Nova York, a representante especial afirmou que espera "ver este compromisso implementado através de ordens de comando disseminadas amplamente nas fileiras das Farc".

Durante o encontro em Havana, o grupo declarou sua disponibilidade de liberar os menores de 15 anos de suas fileiras. Ambos os lados afirmaram estar prontos para preparar a reintegração das crianças à sociedade.

Segurança

Segundo Zerrougui, será de suma importância garantir a segurança desses menores antes, durante e após o processo de separação e evitar que eles sejam recrutados novamente por outros grupos.

A representante especial afirmou que a ONU está pronta para apoiar a separação e reintegração de todas as crianças com menos de 18 anos presentes nas fileiras das Farc.

Processo de Paz

A especialista declarou ainda estar satisfeita que a questão das crianças está no "coração do processo de paz".

Zerrougui espera que as negociações levem a um futuro mais brilhante para todas as crianças na Colômbia.

Leia Mais:

ONU alerta que está piorando a situação das crianças em áreas de conflito

Nações Unidas saúdam acordo entre governo da Colômbia e as Farc

Colômbia e Farc anunciam redução dos combates e ONU saúda medida

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031