ONU quer proteção de comunidades que foram afetadas pelo ébola

Ouvir /

Enviado defende trabalho conjunto para garantir prontidão; Guiné Conacri está há duas semanas sem registar casos; mais de 15 mil pessoas sobreviveram ao surto na África Ocidental.

Centro de Tratamento na Serra Leoa. Foto: Unmeer/S.Ruf.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado especial das Nações Unidas sobre o Ébola pediu mais esforços para melhorar a proteção das comunidades que foram afetadas pela doença.

David Nabarro disse esta quarta-feira, em Nova Iorque, que a organização já aplica as lições tiradas do surto para garantir uma melhor preparação. Ele declarou que todos devem trabalhar juntos para assegurar essa prontidão.

Guiné Conacri

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Guiné Conacri não regista nenhum caso confirmado da doença desde a última semana de outubro.

Após tratamento com sucesso de uma criança que nasceu num centro especializado, o país observa os 42 dias de contagem regressiva para que seja declarado livre da doença.

Supervisão

De acordo com a agência, o surto matou 11.299 das 28.598 pessoas que foram infetadas na África Ocidental. A Libéria e Serra Leoa observam um período de 90 dias de supervisão reforçada, considerada essencial para garantir a deteção precoce de eventuais casos da doença.

Estima-se que mais de 15 mil pessoas sobreviveram ao ébola na região, e que estas precisem de apoio. O número é considerado sem precedentes. As Nações Unidas defendem o combate ao sofrimento, a falta de confiança e o estigma causado pelo ébola.

Risco de Ressurgimento

Apesar do baixo risco de possíveis infeções causadas pelos sobreviventes, estes precisam de suporte abrangente para minimizar o risco de ressurgimento do vírus.

Nabarro preside o Grupo Consultivo sobre a reforma do trabalho da OMS em surtos e emergências.

Ele disse que o grupo quer garantir neutralidade, independência e isenção de qualquer controle político, criar um programa único para gerir surtos e emergências e uma entidade independente para apoiar a liderança da agência.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031