ONU apura mais queixas de abusos contra tropas na República Centro-Africana

Ouvir /

Operação de paz anunciou que uma equipa de investigadores foi despachada esta quinta-feira após relatos da população; representante do secretário-geral considera estes tipo de incidentes “absolutamentes repugnantes”.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, disse ter recebido mais alegações de má conduta, exploração e abuso sexual envolvendo as suas tropas.

Em resposta a relatos da população local a operação de paz “destacou uma equipa multifuncional” que esta quinta-feira deve reunir os fatos, sensibilizar as tropas envolvidas e tomar medidas preventivas e disciplinares imediatas.

Medidas Corretivas

Sem revelar pormenores sobre o número de casos e nem os locais visados, a missão assegurou que a equipa deve tomar medidas corretivas contra o comportamento de má conduta em toda a missão.

Desde o início da Minusca em 2014, a ONU disse ter recebido 63 denúncias de possível má conduta. Pelo menos 15 casos estariam associados a possível exploração e abuso sexual.

Medidas

Em relação às mais recentes acusações, o representante do secretário-geral na República Centro-Africana condenou o tipo de atos que considerou “completamente inaceitáveis” numa missão de paz da organização.

Parfait Onanga-Anyanga reiterou o seu empenho em assegurar justiça em cada caso e a sua intenção de tomar medidas rápidas e adequadas se as alegações forem fundamentadas.

Meios Limitados

Após reconhecer que as tropas colocam as suas vidas em risco para proteger os civis de forma corajosa, com meios limitados e em condições adversas, o responsável considerou “absolutamente repugnante” cada incidente de abuso.

Onanga-Anyanga  expressou tristeza com o surgimento do tipo de relatos apesar de políticas de transparência e de tolerância zero da Minusca, aliadas a esforços para prevenir, investigar e garantir a prestação de contas para má conduta.

Leia Mais: 

Reforços da ONU a caminho de Bangui após morte de capacete azul

ONU afirma que situação na República Centro-Africana está a piorar

Entrevista: encontro dos chefes da polícia de Missões de Paz da ONU

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031