ONU anuncia conferência internacional sobre a crise síria

Ouvir /

Encontro deve ocorrer em Londres, em fevereiro; anúncio foi feito pelas Nações Unidas e líderes do Reino Unido, Alemanha, Noruega e Kuwait; meta é mobilizar mais doações para ajudar mais de 17 milhões de sírios vulneráveis.

Refugiados que tentam chegar à Europa. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A cidade de Londres deve abrigar no dia 4 de fevereiro a Conferência de Doadores para a Síria. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelas Nações Unidas e pelos governos do Reino Unido, da Alemanha, da Noruega e do Kuwait, que reforçam sua preocupação com o povo sírio.

Segundo a nota, a comunidade internacional tem a responsabilidade de ajudar 13,5 milhões de pessoas vulneráveis e desalojadas dentro da Síria e 4,2 milhões sírios que estão refugiados em outros países.

Ação

Para 2015, a ONU fez um pedido de US$ 8,4 bilhões para garantir ajuda humanitária aos sírios. Mas o ano está quase acabando e até agora foram fornecidos US$ 3,4 bilhões.

Ao anunciar a conferência, as Nações Unidas e os líderes europeus e do Kuwait afirmaram que a comunidade internacional pode fazer mais e que agora é o momento de agir.

Apoio

Líderes de todos os países estão convidados para a conferência, assim como representantes de ONGs e da sociedade civil. A meta é levantar fundos para atender às necessidades dos afetados pela crise na Síria e apoiar os países vizinhos que estão recebendo os refugiados.

Outra proposta é tratar as necessidades de longo prazo dos afetados pela crise, identificando maneiras de se criar empregos, fornecer educação aos sírios e assim, "levar esperança aos que se viram obrigados a fugir de suas casas".

Ao anunciar a conferência, as Nações Unidas e os líderes reafirmam a necessidade de se encontrar uma solução política para acabar com o conflito e para o desenvolvimento de uma Síria "pacífica e próspera".

Leia Mais:

Unicef observa aumento no número de crianças que seguem para a Europa

Ban destaca “oportunidade diplomática para pôr fim a conflito na Síria”

Ban destaca combate ao terrorismo com respeito a direitos humanos 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031