Ocha alerta que mais de 120 mil foram deslocados em outubro na Síria

Ouvir /

Agência humanitária da ONU afirmou que problema ocorreu nas regiões de Alepo, Hama e Idlib; estrada entre Alepo e Hamah está bloqueada e 700 mil pessoas estão em risco na áreas controladas pelas forças do governo sírio.

Refugiados sírios aguardam em em Tovarnik, na Croácia. Foto: Acnur/I. Pavicevic

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, alertou que, pelo menos, 123 mil pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas entre 5 e 30 de outubro nas regiões de Alepo, Hamah e Idlib, na Síria.

Segundo a agência humanitária da ONU, a estrada que faz a ligação entre Alepo e Hama está bloqueada desde 23 de outubro, com isso 700 mil pessoas estão em risco nas áreas controladas pelas forças do governo sírio.

Ataques Aéreos

Os ataques aéreos contra instalações médicas continuam no país, dois hospitais em Idleb foram bombardeados na semana passada.

Os parceiros da ONU estão aumentando os esforços na região para entregar ajuda e suprimentos de saúde, educação, saneamento e também água.

Enquanto isso, o chefe do Ocha, Stephen O'Brien, viajou esta terça-feira para a região leste da Ucrânia, a mais afetada pelos conflitos.

O'Brien discutiu com autoridades de Luhansk formas de melhorar o acesso humanitário nas áreas controladas por grupos de oposição ao governo.

Escola

Ele visitou uma escola que foi reconstruída num vilarejo local. No início do ano, o prédio tinha sido destruído por causa dos fortes combates na região.

O'Brien se reuniu também com idosos que vivem na área e que estão particularmente vulneráveis com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte.

Essas pessoas não têm abrigo adequado e nem sistemas de aquecimento para enfrentar o frio rigoroso no país.

O chefe do Ocha pediu a todas as partes envolvidas no conflito que façam o máximo para facilitar o acesso imediato e sem restrição aos que precisam de ajuda, onde quer que eles estejam.

Leia Mais:

Quase 400 mil sírios estão vivendo em áreas sitiadas pelo Isil ou governo

Ocha: 100 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no mundo

ONU deplora ataques contra instalações humanitárias em Bangui

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031