"Mudança climática também oferece oportunidade de transformação"

Ouvir /

Declaração é do subsecretário-geral da ONU para o Meio Ambiente; às vésperas da COP 21, Achim Steiner fala em boas possibilidades para os setores de energia e de transportes.

Achim Steiner. Foto: ONU/Evan Schneider

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP 21, o subsecretário-geral das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner, está com boas expectativas para o encontro.

A conferência internacional será em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro, com a esperança de que os países assinem um acordo para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Cenário

Essas reduções são essenciais para evitar que a temperatura média do planeta suba mais do que o limite estipulado de 2° Celsius. Para Achim Steiner, o cenário é positivo, porque cerca de 160 países já apresentaram propostas neste sentido.

Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, o subsecretário-geral da ONU explicou que com as medidas propostas, o aquecimento global poderá ficar em torno de 3° Celsius. Segundo Steiner, existem condições para que na COP 21 os países decidam "mudar a direção do mundo".

Transportes e Energia

"Uma mudança na política da mudança climática, mas também a perspectiva econômica. A mudança climática é um fenômeno muito perigoso para o futuro de nossas sociedades, mas também uma oportunidade. Uma oportunidade de transformação no setor de energia, de transportes, na agricultura. Com essa perspectiva, o sistema das Nações Unidas trabalha neste momento com todos os países, para mobilizar vontade e confiança sobre as oportunidades deste ano."

Achim Steiner destacou que encontrar o dinheiro para pagar as iniciativas que podem reduzir a mudança climática é o principal desafio da comunidade internacional.

O subsecretário-geral das Nações Unidas para o Meio Ambiente explicou que sua principal prioridade na COP 21 é ter um sinal claro de que os países se comprometam com uma economia de baixo carbono. Para Steiner, ambição e compromisso precisam ser as duas palavras de ordem em Paris.

Leia Mais:

Painel revela ações já disponíveis para reduzir emissões de gases

Enchentes, secas e ciclones causaram US$ 1 trilhão em danos desde 1990

Unfccc reafirma que compromissos climáticos dos países ainda não chegam

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031