Minusca controla movimentação de grupos rivais em Bangui

Ouvir /

Missão de paz anunciou que várias casas foram incendiadas esta segunda-feira na capital da República Centro-Africana; investigadores da operação de paz foram vítimas de tiros durante investigação de mortes no fim de semana.

Foto: Minusca

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As forças de paz da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, bloquearam um grupo armado composto  na sua maioria por muçulmanos que tentava atravessar a Ponte Jackson na capital Bangui.

Esta segunda-feira, a operação de paz anunciou ter recebido relatos a dar conta de planos de elementos do grupo anti-Balaka, de maioria cristã, que queriam avançar para o sueste de Bangui para abordar um grupo de muçulmanos.

Tiros e Gás Lacrimogéneo

A Minusca disse que vários muçulmanos incendiaram casas no terceiro distrito da cidade, mas acabaram por retirar-se após tiros de aviso disparados por soldados de paz. As forças da ONU também lançaram gás lacrimogéneo.

Falando à Rádio ONU da capital centro-africana, o comandante da Polícia da Minusca, Luís Carrilho disse que a situação é tensa com incidentes ocorridos tanto na capital como em áreas do interior.

Segurança

“As forças das Nações Unidas, a polícia e os militares estão de forma muito intensa colocadas no terreno para proteger à população civil da melhor forma possível. Temos em Bangui tudo em alerta de segurança devido às ameaças. O controlo neste momento é militar, mas os nossos polícias e militares trabalham lado a lado no sentido de providenciar um sentimento de segurança maior à população sempre em apoio das autoridades nacionais.”

De acordo com a Minusca, seis pessoas teriam sido mortas durante o fim de semana na capital centro-africana.

Uma patrulha conjunta que investigava as mortes foi alvo de tiros no domingo, mas não houve feridos.

Leia Mais:

Painel apresenta em dezembro relatório sobre República Centro-Africana

Missão da ONU reforça aparato de proteção na República Centro-Africana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031