Iémen: OMS fala de possível fecho do principal centro de tranfusão de sangue

Ouvir /

Agência da ONU disse faltar equipamento mesmo havendo muita oferta de doadores do líquido; encerramento ocorrer nos próximos dias; cerca de 2,5 mil pacientes dependem mensalmente do local.

Centro de transfusão de sangue no Iémen em risco de fechar. Foto: OMS/Sari Setiogi

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que o maior centro de transfusão de sangue do Iémen pode fechar por falta de bolsas de sangue, de reagentes e de combustível para fazer funcionar os geradores.

De acordo com a agência, milhares de pessoas correrem risco de vida, daí o pedido de apoio adicional para evitar o encerramento do local.

Sangue Seguro

As necessidades de saúde no país envolvem cerca de  US$ 108 milhões para dar resposta sanitária a 10,3 milhões de pessoas. A estimativa inclui o apoio ao centro de transfusão, que pretende garantir 2,5 mil unidades de sangue seguro para mais de 8 hospitais na capital em Sanaa e em províncias vizinhas.

O diretor geral do Centro Nacional de Transfusão de Sangue e Pesquisa  Saeed Alshaibani disse que o fecho pode ocorrer nos próximos dias.

Ao todo, o país tem 6 centros de transfusão de sangue. Após a escalada do conflito foram encerrados os que estavam localizados nas cidades de Áden e Taiz. Outros dois foram danificados devido à violência em curso.

Transfusão

Para ilustrar a grande procura do líquido, a OMS menciona os exemplos dos feridos em Áden que chegaram a 9.794, e em Taiz com 5.985 pessoas entre 19 março e 20 agosto. Durante os seis meses da crise, a necessidade de serviços de transfusão de sangue mais do que duplicou.

Por mês, o centro também precisa de sangue para uma média de 2,5 mil pessoas que incluem pacientes que sofrem de talassemia, da anemia e casos de trauma.

De acordo com a agência, embora muita gente esteja disposta a doar sangue, o centro não pode lidar com a oferta porque faltam bolsas de sangue e reagentes que incluem os que são usados para recolher, armazenar e controlar o sangue.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

OMS prepara-se para lidar com impacto de ciclone que se aproxima do Iémen

Segurança alimentar a piorar rapidamente no Iémen

218 mil migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo em outubro

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031