"Fim da corrupção é essencial para agenda de desenvolvimento sustentável"

Ouvir /

Essa foi a mensagem de encerramento da Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU Contra Corrupção, na Rússia; chefe do Unodc disse que agenda 2030 renovou a missão do grupo.

O chefe do Unodc disse que os Estados partes estão reconhecendo a importância de se evitar a corrupção. Foto: ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A 6ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU Contra Corrupção terminou esta sexta-feira, em São Petersburgo, na Rússia, com uma mensagem clara: "o fim da corrupção é essencial para a nova agenda de desenvolvimento sustentável."

O diretor-executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Yuri Fedotov, afirmou no encerramento da reunião que os objetivos de desenvolvimento sustentável renovaram o propósito e a energia dos integrantes da convenção.

Missão

Segundo Fedotov, a agenda 2030 "deu um novo sentido à missão do grupo". Ele deixou claro que "os países não podem fracassar".

O chefe do Unodc disse que as instituições e órgãos participantes do encontro garantiram que os esforços anticorrupção estão no centro da agenda de desenvolvimento.

Ele explicou que os Estados partes estão reconhecendo de forma aberta a importância de se evitar a corrupção e o suborno e de alcançar as metas da Agenda 2030.

Resoluções

Fedotov afirmou que durante os cinco dias da Conferência foram aprovadas nove resoluções que falam desde parcerias público-privada até as necessidades dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Foram realizadas mais de 30 reuniões de alto nível, inclusive a que debateu o uso da educação como forma de combate à corrupção.

A implementação da convenção da ONU é impulsionada por um mecanismo de revisão que possibilitou o treinamento de especialistas na luta contra esse tipo de crime.

O órgão ajuda também os países na revisão de suas leis sobre o problema.

A próxima conferência vai acontecer em Viena, na Áustria, em 2017.

Leia Mais:

ONU quer usar educação para combater corrupção

Unodc: corrupção alimenta e sustenta crimes contra florestas e vida selvagem

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031