Enviado da ONU condena demolição de casas na Cisjordânia

Ouvir /

Cinco palestinianos morreram em protestos; cinco casas foram destruídas por forças israelitas em cinco dias em Jerusalém, Nablus e Ramallah; coordenador da ONU estima de mais de 20 pessoas tenham ficado sem abrigo devido à ação.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O coordenador humanitário da ONU para os Territórios Palestinianos disse estar desiludido com relatos da demolição de cinco casas de palestinianos, levada a cabo por forças israelitas na Cisjordânia.

Em nota, emitida nesta segunda-feira, Robert Piper destaca ações ocorridas nos últimos cinco dias nas áreas de Jerusalém, Nablus e Ramallah.

Resposta

O representante declarou reconhecer os atuais graves desafios para a segurança de Israel, mas frisou que qualquer resposta de aplicação da lei deve ser consistente com o direito internacional.

Para Piper, as demolições punitivas são injustas e penalizam inocentes pelos atos dos outros. O escritório do coordenador refere que pelo menos nove apartamentos adjacentes foram danificados e não são seguros para viver.

A mais recente operação ocorreu na manhã de segunda-feira no campo de refugiados de Qalandiya. Dois palestinianos foram mortos e nove ficaram feridos em confrontos ocorridos como parte de protestos contra as demolições.

Familiares

Piper considerou o tipo de demolição uma forma de penalidade coletiva não apenas contra os alegados autores mas também contra os seus familiares e vizinhos “por atos que estes não tenham cometido pessoalmente”.

O representante realçou que sanções coletivas são proibidas pelo direito internacional. O escritório destaca que mais de 20 pessoas, incluindo oito crianças, ficaram desabrigadas pela demolição das cinco casas.

A política de destruição foi suspensa pelo governo de Israel em 2005, após uma comissão militar ter considerado que a ação era ineficaz como dissuasor. As ações foram retomadas em meados de 2014. 

Leia Mais:

Eliasson diz que conflito no Oriente Médio entrou em fase perigosa

Em Israel, secretário-geral fala sobre período de “nova catástrofe” 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031