Ban quer mais cooperação para reforçar operações de paz

Ouvir /

Secretário-geral disse ao Conselho de Segurança que expectativas, capacidades e limitações da organização precisam ser melhor entendidas; África tem oito  das 16 missões de paz da organização que operam no mundo.

Conselho de Segurança debateu Operações de Paz. Foto: ONU/Cia Pak

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

O secretário-geral das Nações Unidas sublinhou que o reforço das operações de paz é uma tarefa coletiva que vai exigir a cooperação de várias partes.

As declarações de Ban Ki-moon foram feitas numa sessão do Conselho de Segurança realizada esta sexta-feira, que debateu o trabalho do Painel de Alto Nível sobre Operações de Paz. O grupo foi presidido pelo antigo presidente de Timor-Leste, Ramos Horta.

África

Ban mencionou também as ações que constam no seu mais recente relatório sobre as missões da ONU. As Nações Unidas têm 106.245 homens em 16 operações de paz implantadas em todo o mundo. Metade delas atua em África.

O chefe da ONU disse ao Conselho que é fundamental que este possa contribuir com o seu compromisso político. Ele lembrou que a intervenção do órgão inicia mesmo antes de se autorizar uma operação de paz.

Ban declarou que esse papel essencial permanece durante a sua implementação.

Reforço

A segunda área que deve merecer ação do Conselho de Segurança é para Ban Ki-moon um reforço do tipo de operações “concebendo melhor e executando o seu mandato”.

Ban destacou a necessidade de diálogo com parceiros, o terceiro ponto que considera essencial para a melhor adaptação de mandatos e o fortalecimento do compromisso político.

Missões de Paz

A União Africana foi destacada pelo secretário-geral como um dos parceiros principais das Nações Unidas, quando Ban sugeriu mais apoio aos envolvidos nas operações de paz.

O chefe da ONU disse que é fundamental a relação entre o Conselho e os países que contribuem com tropas e polícias, para que as missões sejam eficientes.  Ban disse que é preciso uma compreensão mais profunda das expectativas, capacidades e limitações da organização.

Leia Mais:

Ban quer mudanças nas futuras operações das tropas de paz da ONU

Entrevista: José Ramos Horta

Ramos Horta quer atenção maior da ONU na prevenção de conflitos

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031