Acnur elogia Canadá por receber mais 25 mil refugiados da Síria

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que este é um grande gesto de solidariedade; serviço de migração do país vai trabalhar diretamente com as Nações Unidas para facilitar a identificação de sírios que estão no Líbano e na Jordânia.

Mais de 155 mil refugiados e migrantes sírios foram transferidos para 30 países em programas de realojamento. Foto: Acnur/Olivier Laban Mattei

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, elogiou esta terça-feira a decisão do Canadá de receber mais 25 mil refugiados da Síria. O país já tinha prometido abrigar 10 mil sírios anteriormente.

Segundo o chefe da agência da ONU, António Guterres, este é um grande gesto de solidariedade com os sírios e com os países vizinhos que, juntos, estão abrigando mais de 4 milhões de pessoas.

Comunidade Internacional

Guterres pediu à comunidade internacional que siga os passos do Canadá. Ele afirmou que "muitos sírios em condições vulneráveis estão definhando em nações da região, numa situação de pobreza e risco".

O alto comissário disse que "são necessários mais programas como o canadense para oferecer aos sírios uma chance de recomeçar a vida".

O Acnur vai trabalhar com o serviço de imigração do Canadá para identificar rapidamente os refugiados sírios, principalmente, os que vivem no Líbano e na Jordânia e trazê-los para a América do Norte.

Até o momento, a agência da ONU calcula que mais de 155 mil refugiados e migrantes sírios foram transferidos para 30 países em programas de realojamento.

800 Mil

A Organização Internacional para Migrações, OIM, parceira das Nações Unidas, afirmou esta terça-feira que o número de migrantes e refugiados que chegaram à Europa pelo Mediterrâneo de janeiro até a primeira semana de novembro deste ano chega perto de 800 mil.

Essa quantidade representa quase quatro vezes mais do que o registrado por todo o ano de 2014.

A OIM informou que o número de mortes passa de 3,4 mil. A polícia grega disse que 17,6 mil refugiados e migrantes chegaram à Grécia entre a última sexta-feira e o domingo, 8 de novembro. Uma média de quase 6 mil por dia.

As autoridades disseram que as condições do tempo estavam boas na região facilitando o movimento dos barcos.

A agência afirmou que o número de migrantes e refugiados cruzando a fronteira entre a Grécia e a Macedônia passou de 28,8 mil entre 2 e 8 de novembro.

Na semana passada foram realizadas duas operações de realojamento que levaram refugiados da Eritreia e da Síria para a França e para a Espanha.

Leia Mais:

Acnur: cerca de 20 mil refugiados e migrantes estão nas ilhas gregas

Acnur pede mais US$ 96 milhões para ajudar refugiados na Europa

Unicef: aumenta número de mulheres e crianças refugiadas na Europa

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031