Unicef: número de crianças com pólio é o menor da história

Ouvir /

Para agência das Nações Unidas, "não se pode descansar até que o número de casos chegue a zero"; Dia Mundial de Combate à Pólio é celebrado em 24 de outubro.

O Unicef distribuiu 1,7 bilhão de doses de vacina em 2014. Foto: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Na véspera do Dia Mundial de Combate à Pólio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, destacou que "nunca na história da doença tão poucas crianças em tão poucos países contraíram o vírus".

No entanto, a agência da ONU afirmou que "não se pode descansar até o número de casos chegar a zero". A data internacional é celebrada este sábado, 24 de outubro.

Progresso

Segundo o chefe da unidade de pólio do Unicef, Peter Crowley, o progresso para erradicar a doença é "real e dramático". Ele ressaltou que atualmente em apenas dois países no mundo ainda há o polivírus selvagem: Afeganistão e Paquistão.

No entanto, o especialista afirmou que até todas as crianças em todos os lugares serem imunizadas contra a doença de forma "consistente e rotineira, a ameaça continua".

Nigéria

De acordo com o Unicef, há apenas três anos, a Nigéria registrava mais da metade de todos os casos de pólio no mundo.

Neste ano, pela primeira vez na história, o país conseguiu interromper a transmissão do vírus da pólio selvagem. No mês passado, a nação foi retirada da lista de países endêmicos.

Este avanço "notável" da Nigéria levou o país e a região africana mais perto do que nunca da certificação de "livre da pólio".

Casos Globais

Na Índia, há quatro anos não há casos. Em todo o mundo, houve apenas 51 casos de pólio selvagem desde o início de 2015, em comparação com 242 casos no ano passado.

Para o Unicef, estes sucessos são resultado de "vontade política e liderança dos governos nos países afetados", "forte mobilização e envolvimento das comunidades" e "coragem e compromisso dos trabalhadores de saúde na linha de frente".

A agência também destacou ações coordenadas dos parceiros da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio.

Vacinação

Como parte de sua contribuição à Iniciativa, o Unicef distribuiu 1,7 bilhão de doses de vacina em 2014 e apoiou o treinamento de dezenas de milhares de trabalhadores em comunidades do Paquistão à Nigéria.

Peter Crowley afirmou que o objetivo da agência é interromper a transmissão da pólio a esta altura no próximo ano. No entanto, o especialista  declarou que "a única forma de alcançar isso é se os países com baixos índices de vacinação redobrarem seus esforços para chegar a todas as crianças".

Leia Mais:

Campanha global contra pólio evitou 10 milhões de casos em 26 anos

ONU: surto de polio na Somália oficialmente encerrado | Rádio das Nações Unidas

Ucrânia inicia campanha para vacinar 2,8 milhões de crianças contra pólio | Rádio das Nações Unidas

Assembleia Mundial da Saúde chega a acordo para erradicação da pólio | Rádio das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031