Unicef diz estar pronto a apoiar áreas sudanesas após fim de hostilidades

Ouvir /

Menores de cinco anos sem acesso à vacinação. Foto: OMS/Sudão.

Governo e rebeldes propuseram fim de confrontos nos montes Núbia e estados do Nilo Azul e de Jabel Mara; agência das Nações Unidas considera preocupante a situação de menores em regiões sem acesso desde 2011.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, saudou esta terça-feira a proposta recente para o fim das hostilidades que foi anunciada pelo Governo do Sudão e pela Frente Revolucionária Sudanesa.

Em nota, a agência da ONU disse que são conhecidas apenas em parte “a escala e a magnitude das necessidades humanitárias extremamente preocupantes” nas áreas que são inacessíveis há quatro anos.

Confrontos

A agência informou que o anúncio surgiu na sequência de apelos de entidades humanitárias, que instaram às partes do conflito a interromper os confrontos, a garantir a segurança de todas as crianças e a dar  acesso humanitário sem restrições.

As áreas envolvidas são os montes Núbia e localidades do estados do Nilo Azul e de Jabel Mara.

Cerca de 165 mil crianças menores de cinco anos não têm acesso à vacinação, tanto na área montanhosa como em algumas localidades no estado do Nilo Azul. Os menores continuam a sofrer surtos de doenças como o sarampo, a dengue e a diarreia.

Vacinação

O apelo lançado às partes em conflito é que comprometam-se com o plano operacional de vacinação conjunta, que tem estado em vigor durante os últimos três anos e está a ser atualizado regularmente.

Em colaboração com o Ministério da Saúde e outros parceiros, o Unicef disse estar pronto a dar uma resposta imediata com uma campanha de vacinação em grande escala.

Menores

Até agosto, o Sudão registou 3.168 casos casos de sarampo em crianças, um número quatro vezes superior à média anual. Cerca de 2 milhões de menores de cinco anos estão malnutridos.

O país tem 3,1 milhões de crianças fora da escola, considerada uma das maiores taxas na região.

Leia Mais:

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031