Unesco: patrimônio audiovisual deve ser acessível a todos

Ouvir /

Declaração da diretora-geral da agência está em mensagem sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, esta terça-feira, 27 de outubro.

Parte do arquivo audiovisual das Nações Unidas. Foto: ONU/JC McIlwaine

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York

O tema do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual este ano é "Arquivos em risco: protegendo as identidades do mundo".

Em mensagem sobre a data, celebrada esta terça-feira, 27 de outubro, a chefe da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que "o patrimônio audiovisual deve ser acessível a todos".

Memória da Humanidade

No entanto, Irina Bokova declarou que "grande parte deste patrimônio foi perdido para sempre por negligência, destruição, má sorte ou falta de recursos adequados", prejudicando, assim, a "memória da humanidade".

Ela ressaltou ainda que "esta vulnerabilidade é especialmente maior em situações de conflito".

Juntar Forças

Para a diretora-geral da Unesco, o mundo tem "de 10 a 15 anos para transferir as gravações audiovisuais para mídia digital e prevenir sua perda".

Na mensagem, Bokova pediu a todos os Estados-membros, instituições, produtores e consumidores de sons e imagens que unam forças para "proteger e compartilhar a riqueza audiovisual comum".

Como parte da cobertura especial do aniversário de 70 anos das Nações Unidas, a Rádio ONU entrevistou o chefe da Unidade de Multimídia, responsável por cuidar do acervo da organização.

Importância Histórica

Segundo Antônio Carlos da Silva, o arquivo tem mais de 850 mil fotos já digitalizadas, mais de 100 mil horas de vídeo, 6 mil horas de filmes e cerca de 18 mil horas de áudio.

“Você vê um pouco a história da humanidade, da segunda metade do século 20 até os dias de hoje, contada através deste acervo. Os grandes temas da humanidade são debatidos aqui, daí a importância histórica. É muito importante para a mensagem da ONU e para o trabalho da organização ter esse material mantido e preservado para gerações futuras, que vão através desse material audiovisual, se sensibilizar e saber o que aconteceu naquela época.”

Disponível na Internet

Parte do acervo já está disponível na internet na Biblioteca Audiovisual da ONU. A biblioteca tem aproximadamente mil horas de áudios históricos e é possível fazer o download pelo site de 200 programas, disponíveis na seção “Clássicos da Rádio ONU”.

Já a Unesco tem em seu arquivo 30 mil gravações de áudio, 3,5 mil vídeos e filmes sobre atividades da agência e 170 mil fotos documentando suas ações de 1945 até hoje.

Segundo a diretora-geral da Unesco, o patrimônio audiovisual, tal como filmes, programas de rádio e televisão e gravações de áudio e vídeo refletem a história e oferecem um relato único das sociedades e da diversidade das culturas do mundo.

Leia Mais:

Programas de rádio, TV e filmes são registros importantes, diz Unesco

ONU 70: O Acervo das Nações Unidas

Entrevista: Antônio Carlos da Silva

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031