Unctad quer criação de nova mentalidade para políticas financeiras

Ouvir /

Relatório da agência da ONU para Comércio e Desenvolvimento diz que mercados financeiros voláteis criam problemas em países em desenvolvimento; documento afirma que países ricos devem aumentar demanda para evitar desaceleração global.

Nova mentalidade para as políticas financeiras. Imagem: Unctad

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, pediu esta terça-feira a criação de uma nova mentalidade para as políticas financeiras.

O relatório Comércio e Desenvolvimento 2015 explica que para a maioria das economias em desenvolvimento, a integração aos mercados financeiros globais tem, até agora, atingido uma fraca conexão com seus objetivos de desenvolvimento a longo prazo.

Mercados Voláteis

O documento cita que mercados financeiros voláteis criam problemas para as nações em desenvolvimento e com isso, a "eficácia" dos mecanismos para controlar o crescimento e o desenvolvimento ficam limitados.

A Unctad diz que desde o ano 2000, o fluxo de capital privado em economias em transição e em desenvolvimento aumentou de forma significativa. A entrada de dinheiro bateu recorde em 2010 quanto atingiu 6,6% do Produto Interno Bruto desses países.

O relatório afirma que neste ano, os mercados financeiros globais se assustaram com as recessões no Brasil, na Rússia e na África do Sul e com os sinais de enfraquecimento econômico da China.

Taxa de Juro

Os investidores já estão antecipando uma alta na taxa de juro nos Estados Unidos e uma contínua queda no preço das commodities.

A Unctad alerta que os países ricos precisam aumentar a demanda para evitar uma desaceleração da economia global.

É necessário também aumentar os salários para "reativar" as economias e colocá-las no caminho de um crescimento estável.

O relatório prevê que o crescimento econômico mundial em 2015 deve ficar no mesmo nível do ano passado em 2,5%.

Mundo Globalizado

A Unctad afirma que para controlar as finanças num mundo globalizado são necessários: uma regulação financeira mais forte e um sistema monetário internacional diversificado.

O documento diz ainda que a economia global precisa de um mecanismo justo e eficaz para controlar a dívida soberana.

A implementação desse sistema é fundamental para mitigar os danos causados por choques financeiros, restaurar a sustentabilidade da dívida e reduzir a ameaça de contágio.

Leia Mais:

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031