TPI acompanha situação pós-eleitoral após relatos de tensão na Guiné Conacri

Ouvir /

Procuradora-chefe destaca “crescentes tensões” depois da votação das eleições presidenciais de 11 de outubro; oposição ameaça manifestar-se; campanha eleitoral foi marcada por mortes.

Fatou Bensouda disse haver relatos de crescentes tensões. Foto: ONU/Ryan Brown.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A procuradora-chefe do Tribunal Penal Internacional, TPI, anunciou esta terça-feira que está a acompanhar de perto a evolução da situação após as eleições presidenciais na Guiné Conacri.

Em nota emitida em Haia, Fatou Bensouda citou o risco de violência que está relacionado a “crimes da competência” do órgão.

Votação

Segundo as autoridades do país o anúncio do vencedor da segunda eleição presidencial será nos próximos dias, após a votação de domingo. O presidente Alpha Condé concorre a um segundo mandato depois ter sido eleito em 2010.

Na sequência da votação de 11 de outubro, o secretário-geral da ONU pediu “calma enquanto são aguardados os resultados finais”.

Ban Ki-moon lançou um apelo aos envolvidos no processo para que resolvam as disputas que possam surgir de uma forma tranquila, através dos procedimentos legais estabelecidos.

Crescentes Tensões

Bensouda disse que o processo “segue o seu curso” mas destaca haver relatos de crescentes tensões que surgiram recentemente.

De acordo com agências de notícias a oposição pediu a repetição do pleito e ameaçou organizar protestos, uma medida desencorajada por observadores. Várias pessoas morreram em confrontos durante a campanha eleitoral.

Calma

Bensouda reiterou a todos os atores políticos e aos seus partidários o apelo à calma e moderação.

A nota sublinha que qualquer pessoa que “comete, dá ordens, incentiva, fomenta ou contribui de alguma forma” para executar crimes julgados pelo TPI está sujeita a um processo judicial no país ou no Tribunal em Haia.

Leia Mais:

África Ocidental não regista casos de ébola pela primeira vez numa semana

Ébola: peritos dão prazo até fim de outubro para fim de "medidas excessivas" 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031