Sessão especial do Parlamento da Guiné-Bissau marca os 70 anos da ONU

Ouvir /

Reunião será acompanhada pelo representante especial do secretário-geral na Guiné-Bissau; série de eventos na capital do país incluem concerto e exposição fotográfica na Praça dos Heróis Nacionais.

Exposição fotográfica na Guiné-Bissau. Foto: Rádio ONU/Amatijane Candé

Amatijane Candé, da Rádio ONU em Bissau.

O Sistema das Nações Unidas e as autoridades da Guiné-Bissau comemoram este 24 de outubro o 70º aniversário das Nações Unidas.

Uma sessão especial da Assembleia Nacional Popular é o ponto alto das celebrações a nível nacional. A reunião será liderada pelo presidente do órgão, Cipriano Cassamá.

Consolidação da Paz

O ato que marca o culminar de uma semana de atividades será testemunhado pelo representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada.

A chefe da Unidade de Informação Pública do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, Uniogbis, falou à Rádio ONU das principais atividades programadas no âmbito dos festejos.

Fragilidades

Júlia Alhinho disse que para o país o momento é de reflexão, tanto sobre as conquistas como das fragilidades da organização.

"É uma idade bonita, mas tal como disse o Secretário-geral, Ban Ki-moon é uma oportunidade para nós refletirmos, não só sobre as conquistas que a organização conseguiu alcançar até agora, mas também para refletirmos, um bocadinho sobre as limitações que temos".

Exposição Fotográfica

Um historial do percurso da Guiné-Bissau nas Nações Unidas e uma exposição fotográfica sobre a Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030 foram exibidos na Praça dos Heróis Nacionais. Durante as próximas duas semanas a exibição estará aberta ao público.

Instituições do ensino superior acolheram palestras alusivas à data. O Papel da ONU ao Serviço do Mundo foi o lema de uma palestra realizada esta sexta-feira na Universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Júlia Alhinho falou da iniciativa.

Palestras

"Contactámos as instituições do ensino superior, os que se disponibilizaram para organizar uma aula com os alunos sobre as Nações Unidas. Enviamos um colega que se voluntariou para ir dar uma aula sobre as Nações Unidas, o aniversário e a Guiné-Bissau na ONU.

Uma marcha desportiva na região de Bafatá, a leste da Guiné-Bissau e um concerto musical junto ao palácio presidencial na capital do país marcaram as comemorações.

De acordo com a ONU, em todo o mundo serão iluminados cerca de 300 monumentos de 75 nações da cor azul da organização como parte dos eventos para marcar a data.

Foto: Rádio ONU/Amatijane Candé

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031