Quase 2 milhões de crianças na Ucrânia em risco de contrair pólio

Ouvir /

Unicef e OMS alertam que uma campanha de vacinação no país é urgente; duas crianças foram diagnosticadas com a doença; trabalhadores humanitários da ONU afirmam que país tem "séria lacuna" de serviços de imunização.

Crianças precisam receber três doses. Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a Organização Mundial da Saúde, OMS, lançaram nesta sexta-feira um apelo conjunto por uma campanha de vacinação contra a poliomielite na Ucrânia.

Segundo o Ministério da Saúde do país, em setembro, um bebê de 10 meses e uma criança de quatro anos foram infectados pelo vírus que causa paralisia. Nenhum dos dois havia tomado a vacina contra a pólio.

Regra Internacional

Sem uma campanha nacional de imunização, o Unicef e a OMS afirmam que 1,8 milhão de menores correm risco de contrair a doença. A regra internacional estipula que apenas um caso de pólio já é suficiente para ser declarado um surto.

Em Genebra, o representante da OMS, Oliver Rosenbaum, explicou que quanto mais tempo o vírus circular, aumenta o risco de mais crianças ficarem paralisadas pela doença. As agências da ONU já estão em contato com o governo da Ucrânia para que seja lançada uma resposta de combate ao surto.

Campanha

As crianças precisam tomar três doses de vacina por via oral e com um financiamento do Canadá, o Unicef já adquiriu 3,7 milhões de doses. A OMS confirmou que essas vacinas são seguras e estão prontas para serem utilizadas.

Mas segundo a agência, as autoridades ucranianas precisam agora fazer sua parte. O risco de um surto é alto porque nos últimos sete anos, houve várias "lacunas" nas campanhas de imunização do país, que agora passa por um conflito.

Leia Mais:

Quase 8 mil pessoas foram mortas no leste da Ucrânia | Rádio das Nações Unidas

Agências da ONU pedem ação urgente para conter o surto de pólio na Ucrânia 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031