Projeto da Unesco busca empoderar jovens emprendedoras africanas

Ouvir /

Iniciativa é voltada para desenvolvimento de aplicativos móveis; estes seriam orientados especialmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para criar oportunidades de emprego.

O projeto estimula jovens emprendedoras para que desenvolvam, vendam e promovam amplamente aplicativos móveis. Foto: Simone D. McCourtie / Banco Mundial

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

No âmbito da Cimeira Transforme África 2015, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, preparou um evento dedicado ao desenvolvimento do projeto "Procurando por Martha", da Iniciativa YouthMobile.

O projeto busca empoderar jovens emprendedoras africanas a oferecer, com sucesso, treinamento de alta qualidade a outras jovens para que desenvolvam, vendam e promovam amplamente aplicativos móveis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estes seriam orientados especialmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para criar oportunidades de emprego.

De forma específica, o projeto tem três objetivos: identificar mil jovens africanas emprendedoras na área de aplicativos móveis, e treiná-las e financiá-las  para que formem pelo menos outras mil jovens nestas técnicas.

Um milhão até 2017

O slogan é "1 milhão de jovens africanas empoderadas até 2017". Em 21 e 22 de outubro, a Unesco reuniu um grupo de jovens emprendedoras africanas e parceiros para compartilhar ideias sobre a criação de um projeto pan-africano para ser implementado em 2016-2017.

No encontro, a agência contou com a parceria da União Internacional de Telecomunicações, UIT, o Banco de Desenvolvimento Africano e instituições do Ruanda.

Desequilíbrio de Género

A especialista em comunicação e informação do escritório da Unesco em Juba, Lydia Gachungi, participou do workshop e afirmou que a agência "acredita fortemente que o projeto Procurando por Martha pode contribuir para resolver o significativo desequilíbrio de género na área".

Segundo a representante, por isso a Iniciativa YouthMobile, da Unesco, "presta atenção particular às mulheres".

Leia Mais:

UIT diz que número de celulares no mundo passou dos 7 bilhões em 2015

Cerca de 4 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à internet

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031