Pelo menos 40 corpos encontrados esta semana na costa da Líbia, diz OIM

Ouvir /

Agência revela que mau tempo teria causado o acidente de barco; todos os migrantes eram da África Subsaariana; em outubro,  chegada de sírios à Itália atingiu menos de metade em relação ao mesmo período de 2014.

A Itália acolheu 7.523 pessoas em outubro. Foto: Acnur/Achilleas Zavallis

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, informou esta segunda-feira que foram recuperados mais de 40 mortos na costa líbia na sequência do naufrágio de um barco no qual desapareceram mais 30 pessoas.

Os dados da agência parceira da ONU são baseados em relatos do Crescente Vermelho. Cerca de 27 corpos foram encontrados na praia Zliten, a leste de Tripoli. Outros mortos foram dar próximo à praia de Khoms, a norte.

África Subsaariana

A OIM sublinha que o mau tempo teria sido a causa do acidente da embarcação que transportava passageiros originários da África Subsaariana.

Na semana passada, funcionários da agência anunciaram o resgate de várias pessoas num barco inflável, que depois foram levadas à ilha Sicília. Não se sabe do destino de um outro grupo que deixou a costa líbia uma hora antes.

O porta-voz da OIM na Itália, Flavio Di Giacomo, disse que não haver certeza e que nunca se saberá ao certo se os corpos dos migrantes encontrados mortos seriam dos ocupantes desse barco.

A Itália acolheu 7.523 pessoas em outubro. Os dados recolhidos até segunda-feira correspondem a menos da metade dos que desembarcaram no mesmo período do ano passado.

Número Real

Giacomo acrescentou que apesar de se saber quantas pessoas chegam ao país europeu, nunca haverá dados sobre o número real das partidas da Líbia.

O representante disse haver naufrágios desconhecidos e que o total de 2.860 óbitos registados no Mediterrâneo em 2015 é subestimado.

Quanto à redução da chegada de sírios ao território italiano, o representante da agência disse que deve-se em grande parte ao facto de os sírios estarem agora a chegar à Europa através da Grécia.

Leia Mais:

Em Madrid, delegados da imprensa líbia debatem papel na reconciliação e paz

Países da rota migratória dos Balcãs chegam a acordo sobre refugiados

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031