ONU traz reflexão sobre desenvolvimento sustentável na Semana de África

Ouvir /

Agenda do continente e estratégia global até 2030 serão destaque até 16 de outubro; paz, desenvolvimento e direitos humanos também devem estar no topo da agenda de representantes que incluem delegados africanos.

Desenvolvimento sustentável será parte das discussões na Semana de África. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Undas realizam uma série de eventos para marcar a Semana de África, entre 12 e 16 de outubro.

O período vai reunir delegados da União Africana e da ONU sob o lema Agenda 2063 e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Passando de Aspirações para a Realidade, em tradução livre.

Agenda Africana 

Em declarações à Rádio ONU, em Nova Iorque, o diretor do Escritório do Conselheiro Especial para África, Raul Cabral, falou da importância de debater na sede da organização a agenda africana para as próximas cinco décadas.

“Temos uma África que está em evolução permanente, temos uma África em ascensão, uma África que está em paz com ela mesmo e está se integrando cada vez mais. Todos esses aspetos nós queremos trazer à relevância, queremos trazer à tona. Foi adotada agora (no continente) o que chamo a mãe de todas as agendas de desenvolvimento, que é a agenda 2063. Nós queremos pôr em relevo esse aspeto, essa agenda.”

Integração

As discussões também vão abordar a relação entre a paz e o desenvolvimento, além da importância de entidades regionais e sub-regionais na integração para o desenvolvimento.

“É preciso que haja paz, é preciso que haja desenvolvimento. Não haverá nenhum desses aspetos se não houver o respeito aos direitos humanos. É um aspeto importante que os africanos nas discussões deverão trazer à tona na Semana de África. Virá a questão do papel da mulher e o equilíbrio de género. A África não se poderá desenvolver de forma adequada e sustentável se não houver integração do que constitui mais de metade da sua população.”

Conflitos e Paz

Dois relatórios do secretário-geral sobre África serão destacados durante os debates da semana.

A primeira apresentação será sobre a Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano e deve ser seguida pelo informe sobre as causas de conflitos, a promoção da paz durável e o desenvolvimento sustentável no continente.

Leia Mais:

Semana da África deve tratar de paz, crescimento e ébola, entre outros temas

Banco Mundial: África Subsaariana vai crescer 3,7% em 2015 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031